boletim subalterno

"Legion: Life in the Roman Army": uma história do exército romano vista de baixo?

A exposição Legion: Life in the Roman Army, do British Museum, oferece uma incursão fascinante na vida dos soldados romanos, mas não consegue ir além das narrativas centradas nos homens e nas armas de guerra. Em matéria publicada no The Conversation, Anna Walas, da Universidade de Nottingham, destaca os méritos e as falhas da exposição. De acordo com Walas, embora a exposição ofereça uma visão detalhada da vida militar romana, carece de uma análise mais profunda da diversidade social e de gênero nas fronteiras do Império. Nas palavras da estudiosa, “teria sido bom ver mais contexto por trás do funcionamento das comunidades militares nas sociedades locais. Por exemplo, os curadores poderiam ter explorado mais a fundo a vida de pessoas que não estavam diretamente no exército, mas que eram associadas a ele, como fornecedores, pessoas escravizadas e civis que viviam perto de locais militares”. As mulheres também aparecem apenas como parte da vida de homens, como filhas falecidas, esposas ou concubinas de soldados. “Teria sido interessante apresentá-las como mulheres economicamente independentes, como Bélica, uma estalajadeira, ou como mulheres que afirmaram a sua agência, como Sósia Gala, esposa de um legado legionário julgado por traição”, afirmou Walas. Para saber mais sobre o assunto, leia na íntegra a matéria Legion: Life in the Roman Army exhibition delivers exciting finds but fails to go beyond stories of men and weapons of war enough, de Anna Walas.

Hotel em Roma revela ruínas do antigo Porticus Minucia

Recentemente, novos vestígios do antigo Porticus Minucia, espaço destinado à distribuição de grãos à classe trabalhadora romana, foram descobertos no porão de um hotel de luxo no centro de Roma. O Porticus Minucia Frumentaria foi construído no século I d.C e utilizado como local de distribuição de grãos à plebe romana possivelmente até o século III d.C. O edifício era um vasto quadripórtico com colunatas e possuía cerca de 45 seções nas quais grupos definidos de pessoas recebiam suas doações em dias específicos do mês. A descoberta lança nova luz sobre o limite oriental do local, cuja localização era conhecida graças ao antigo mapa de Roma da Forma Urbis e às anotações feitas pelo arqueólogo italiano Guglielmo Gatti durante a construção do Palazzo Lares Permarini na década de 1930. De acordo com a superintendência arqueológica, “agora é possível reconstruir a aparência do Pórtico Minúcia de uma forma extremamente confiável, como nunca aconteceu antes”. A descoberta, que inclui mosaicos e elementos decorativos em mármore, em breve será disponibilizada ao público e aos hóspedes do hotel de luxo, que abrirá oficialmente no dia 28 de março. Para mais informações, leia a matéria Rome hotel reveals ruins of ancient Porticus Minucia, publicada pela Wanted in Rome.

GSPPA relembra textos sobre mulheres publicados no blog História Antiga a partir de baixo

As mulheres antigas, por muito tempo vistas como pertencentes quase que exclusivamente ao âmbito privado do lar, totalmente dominadas pelos homens e subalternizadas de um modo geral nas relações sociais, hoje são estudadas em suas mais diversas funções sociais. Amanhã, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher e para celebrar esse dia de luta o GSPPA relembra os textos sobre mulheres já publicados no blog História Antiga a partir de baixo. Confira a seguir. Subalternas, mas também poderosas e diferentes uma das outras, de Pedro P. Funari; As mulheres mártires para além do ideal feminino, de Juliana Marques Morais; Mulheres no comércio na Mesopotâmia e Mulheres da Anatólia: quem eram as esposas secundárias dos mercadores assírios?, de Anita Fattori; e O que pensavam as mulheres no período romano?, de Renata Senna Garraffoni.

Eventos

As percepções do fisco e dos coletores de impostos pela população local no mundo bizantino nos séculos XI e XII

Hoje, 7 de março, às 17h30, acontecerá a palestra As percepções do fisco e dos coletores de impostos pela população local no mundo bizantino nos séculos XI e XII, de João Vicente de Medeiros Publio Dias. O evento (presencial), organizado pelo Grupo de Pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade (GSPPA), ocorrerá no Auditório Fernand Braudel (DH-FFLCH-USP). Os participantes poderão solicitar a emissão de certificados através do e-mail: subalternos@usp.br

Colocando as mulheres de volta na história romana

Amanhã, 8 de março, ocorrerá o evento (virtual e gratuito) A Rome of One's Own: Putting Women back into Roman History. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a historiadora Emma Southon explora as histórias menos conhecidas de algumas mulheres do vasto Império Romano. Cada história apresenta uma perspectiva única, revelando mudanças na vida das mulheres ao longo do tempo e das classes. Para se inscrever, clique neste link.

Defesas

Na segunda-feira, 11 de março, ocorrerá a defesa de Cristina Rosillo López (candidata única) no concurso para o cargo de Professora Titular da Universidad Pablo de Olavide (UPO). O concurso ocorrerá a partir das 10h, na UPO. Cristina Rosillo López é membro do Grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade (GSPPA).

 

Dicas de leitura

The Position of Roman Slaves: Social Realities and Legal Differences (De Gruyter, 2023), organizado por Martin Schermaier. Nesse  livro, estudiosos investigam as leis acerca da escravidão em Roma e buscam compreender a posição social e jurídica dos escravos. De acordo com os colaboradores dessa obra, as leis que discutem a escravidadão em Roma demonstram que pessoas escravizadas podiam ocupar diferentes posições sociais e sugerem que não havia uma visão única e homogênea sobre esse fenômeno na sociedade romana.

Romam Commigrare: i romani, i latini e l'immigrazione (Giuffré, 2023), de Lorenzo Gagliardi. Nessa obra, Gagliardi revisa interpretações consensuais sobre as relações entre a Roma monárquica e republicana e os imigrantes. A partir de uma revisão das fontes antigas, sobretudo daquelas referentes aos exílios instituídos por magistrados romanos a latinos em 187 e 177 a.C., o autor reconstrói uma série de tensões entre os imigrantes e as instituições romanas.

Para mais dicas de leitura, acesse nosso blog neste link.

O Boletim Subalterno é uma newsletter criada e editada pelo grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade. Conheça nosso blog em www.subalternosblog.com e acompanhe nossas redes sociais:

Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no YouTube
Seguir no X (Twitter)

Boletim Subalterno; quinta-feira, 7 de março de 2024; ano 2; nº 40; escrito por Isabella Pondian Casteleti e Marcio Monteneri.

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)

Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais