Newsletter junho de 2022

Como é o rio que corre em suas veias?

Gabsletter trazendo o Amor, a Clareza, Transformação, Aventura,

Diversão de Alto Nível e a Vivacidade 

Como é o Rio que corre em suas veias? O quanto de areia ainda há na ampulheta? Quanto da humanidade ainda está na sarjeta? Onde encontrar as mais belas violetas? Como tirar as barreiras para o rio fluir como uma borboleta?

 

Nas veias de cada um corre um rio. Você pode pensar, humm que rio é esse? Aha! Sangue, esse rio vermelho que corre constantemente em nosso corpo até o último suspiro. Mas, se nas veias corressem apenas sangue não estaríamos vivos como seres humanos. Então o que nos faz estar vivos como seres humanos?

 

Sim, é esse rio que corre em nosso corpo físico, o sangue. Ele é um rio importante e faz parte de nos manter vivos e de nos fazer humanos, mas não só ele. Há outros rios que correm em nossas veias. Não é porque não os vemos, que eles não existam.

 

Cada um de nossos outros corpos também tem veias, canais. Nosso corpo mental, energético, emocional e arquetípico. E o que corre neles?

 

Te convido a descobrir por si mesmo o que corre dentro de si, dentro de cada um dos seus corpos. Qual rio corre das veias do seu corpo energético? E do seu corpo emocional?

 

Esse foi um mês em que descobri e desbloqueie um pouco mais os canais dos rios de alguns dos meus corpos. Percebi que as veias do meu corpo energético estavam um pouco entupidas com o superplanejamento e a preocupação, os canais estavam com vários entulhos de coisas que não usava já a anos. Foi um mês de olhar um pouco pra isso, fazer uma limpeza no espaço e também na mente. Todos esses rios desaguam no oceano do meu corpo arquetípico. Comecei a aprender a navegar um pouquinho nesse oceano, sei que a aventura está só começando.

 

Correu nesse rio do meu corpo emocional e energético a poesia. Me reconectei profundamente com a escrita. É como se meu ser estivesse sedento de escrever puramente, sem uma causa ou sem necessidade de fazer sentido. O rio que correu por minhas veias foi arte. Esse rio é vezes calmo, vezes agitado. Vezes congelante, vezes fervilhante. Ele é imprevisível e curativo, amoroso e transformador. As margens dele dança como um pássaro no céu e por esse motivo faz do próprio rio uma obra. 

Como esse rio vida correu por suas veias nesse mês de Junho? O que ele levou e o que te trouxe? Como está os canais que correm esse rio nos seus corpos? Eles estão com barreiras? Esse rio está fluindo, está em baixa quase secando? O que você precisa fazer para chover e reabastecê-los? Onde eles deságuam?

Próximos passos

Nesse mês me reconectei também profundamente com o aprendizado autodirigido e a educação, principalmente a partir do convite da Ana Marques para amparar um espaço sobre isso no Master of Learnings (MOL). E se a educação fossem espaços de iniciação? Essa vêm sendo uma grande pergunta de pesquisa pra mim.
 

Como parte dessa jornada de pesquisa sobre a Construção de uma Nova Cultura e a Educação estou me preparando para um treinamento que vai acontecer em Agosto, em Portugal, o Laboratório de Possibilidades Heal From School. Uma jornada de me curar das crenças que a escola constrói e explorar novas possibilidades do que a educação pode ser e a partir disso.

 

Estou na caminhada de fazer o dinheiro necessário para ir a esse treinamento e também visitar alguns projetos educacionais na Europa. Se você quer me apoiar de alguma forma nesse próximo passo clique no botão abaixo para saber de algumas possibilidades:

Minhas ofertas

Se você não precisa de nada disso, mas ainda assim quer me apoiar, sinto-me feliz com o seu presente em dinheiro. Envie seus presentes para o pix gabifagundes4@gmail.com.

Updates da construção do meu mundo de jogo

Em breve vou escrever um artigo explicando melhor o que são mundos de jogo e compartilhando um pouco dos meus estudos sobre isso. Mas por agora, resumidamente, compartilho que mundo de jogo é um sinônimo para "realidade", "contexto".

 

A escola, o supermercado, sua família, seu trabalho, são mundos de jogos. Habitamos a maior parte deles de forma inconsciente. A mágica que acontece quando tomamos consciência dos mundos de jogos em que participamos é temos a possibilidade de passar a construí-los, modificá-los, sair deles ou permanecer.

 

Recentemente, decidi começar a construir o meu mundo de jogo, a plataforma pra jogar conscientemente, o jogo vida, o jogo da minha vida. E esse é um processo de vida. 


Nesse mês, como parte da construção desse mundo de jogo, comecei a estruturar meu site pessoal, uma forma de compartilhar um pouco do meu universo e do que venho estudando e vivendo. 

 

Descobri que sou uma viajante de universos em versos, uma caminhante do desconhecido e navegadora dos sentimentos e da complexidade. Sou uma catalisadora da transformação e um prisma de clareza. Sou arte, natureza, vida, suspiro, mar e céu.

 

Meu propósito é explorar novas possibilidades para criar uma realidade em que a regra principal é se viver uma vida extraordinária. Experimento, pesquiso, exploro, navego e vivo os mundos internos e externos para co-criar uma nova realidade, uma nova cultura em que possamos viver plenamente nosso potencial, nosso destino em ação.

 

Para mim uma das coisas mais doloridas é ver as pessoas ao meu redor tão adormecidas, desconectadas: de si, da natureza, da vida que pulsa dentro de cada um. Ver as pessoas perdendo o sentido do que é estar vivo, apáticas, apenas seguindo a vida que foi lhes entregue em script quebra meu coração.

 

Por isso essa frase do Luizes, que o Alex Bretas me apresentou, me toca profundamente: "o contrário da vida não é a morte, é o desencanto". Se desencantar da vida é não sentir, não se importar, não ter espaço para experenciar o amor.

 

Uma das coisas que descobri que nutrem meu ser e que com certeza faz parte do meu mundo de jogo é construir espaços em que o encantamento pela vida é recuperado. Espaços em que o amor, a aventura, a diversão, a transformação, a clareza e a vivacidade transbordam.

 

Com certeza ainda tem muito a ser descoberto sobre meu mundo de jogo, sigo compartilhando por aqui as descobertas.

 

1° Turma da Jornada Em AltoMar

 

No mês de Julho aconteceu a primeira edição da Jornada Em AltoMar: Navegando nos Sentimentos. Foi incrível, meu ser ficou em puro êxtase em amparar um espaço tão transformador e seguro para nós navegarmos nos nossos sentimentos.

 

Como é voltar a ocupar o barco que venho com você quando adentrou esse planeta água? Como é ao invés de afogar em Altomar, navegar nele? Como é aprender a navegar nos seus próprios sentimentos e poder começar a receber a informação deles e a energia para agir em cada pequeno agora?

 

Em AltoMar: navegando nos sentimentos é uma jornada de 5 semanas de experimentos, distinções e ferramentas sobre uma nova cultura do sentir, a serviço de seres humanos mais inteiros, adultos e radicalmente responsáveis.

 

Inspirado na minha vida pessoal e em uma extensa pesquisa do Possibility Management, te convido a embarcar nessa jornada coletiva do reaprender a sentir e expressar essa força da natureza. A escolha pessoal de ser insensível pode ter sido feita inconscientemente. Mas neste momento você pode mudar de ideia e REaprender a sentir conscientemente.

 

Saber mais sobre Em AltoMar

A próxima turma dessa Jornada começa essa semana, a partir do dia 07 de julho. Os encontros acontecem todas às quintas feiras, das 19h às 21h. Se você tem interesse em se inscrever clique no link abaixo para embarcar nessa tripulação dos sentimentos.

 

Se inscrever para a próxima turma

Rage club/ Clube da Raiva

Imagina um vulcão em erupção, com toda a força e calor que ele possui, borbulhando em lavas e escorrendo por todo lugar. Nesse mês de junho consegui acessar a raiva como esse vulcão.

 

Pode ser que isso remeta sua mente a imagens de violência e agressividade porque foi assim que você viu e aprendeu sobre a raiva provavelmente ao longo da sua vida até hoje, mas não é dessa raiva que estou falando aqui. A raiva que aqui falo é esse poder supremo da natureza que corre pelos seus ossos e que faz você acordar todos os dias, é o fogo que queima no seu corpo e te faz se mover, criar, tomar frente pelo que é realmente importe pra você. 

 

Em junho participei de um Clube da Raiva, que foi amparado pelo Israel Kairós. Nesse espaço pude entrar em contato com os bloqueios que estavam presentes em meus corpos para acessar essa força da natureza da raiva. O que mudou em mim a partir dessa experiência é que agora estou com muito mais clareza, aprendi a usar a raiva pra limpar minha mente da ansiedade. Agora tenho a raiva como raiz condutor do meu propósito. Pude experenciar algo que no contexto do Possibility eles chamam de "fala do dragão", uma fala a partir da raiva arquetípica que traz coisas que não vem da sua mente. Isso me trouxe uma  clareza transparente do porque eu estou aqui e de quais são os próximos passos. Como um vulcão desperto a raiva reascendeu em mim.

 

Super recomendo essa experiência, é uma iniciação.  

 

2° Parte da Transformação do Gremiling

Aprendemos que nosso mundo obscuro é feio. Aprendemos que devemos escondê-lo de todas as formas. Aprendemos que podemos queimar no inferno se formos pessoas "más". É um nível de moralidade absurda em que rotula tudo como bom ou mal, certo ou errado. Pensar dessa forma faz esse mundo obscuro desaparecer? Faz a gente virar santo? Claro que não. Não é porque dizemos que o céu é roxo que ele vai deixar de ser azul.

 

O fato de dizer que nossas sombras não estão lá não fazem elas sumirem ou ficarem menores. Pelo contrário elas ficam mais escondidas, ou seja, inconscientes. O que não temos consciência nos domina.

 

Gremiling é nome que o Possibility dá para o guardião desse mundo obscuro. O Gremiling é também essa parte de você que gosta de se expressar criativamente, é sua parte que consegue quebrar regras, fazer piadas, navegar por territórios perigosos, é sua parte pirata. É sua parte também que pega comida escondida, que mente, sua parte que manipula para conseguir o que quer, sua parte que procrastina e deseja vingança e destruição. Todos nós temos essa parte em nós. Essa parte está sempre cumprindo tarefas.

 

Quando crianças tivemos que aprender a viver na insanidade do mundo, e seu gremiling, esse "eu" em você, aprendeu a cumprir uma série de tarefas para te proteger, como por exemplo procrastinar um projeto que pulsa em seu coração por medo do sucesso (porque assim você terá mais responsabilidade e mais pessoas vão te conhecer).

 

O ponto é que hoje você já é adulta e adulto, você já pode tomar conta de você. Você não precisa mais ter essa parte de você te protegendo e lutando contra você. Você pode ter essa parte de você como seu aliado.

 

Essa jornada que estou fazendo já há 2 meses com a Vera Franco de trata de transformar essa parte. A transformação acontece quando a frase seguinte passa a ser vivenciada: "eu cuido de mim e você -gremiling- me ajuda, você é meu aliado."

 

Seu mundo sombrio é só meu mundo sombrio. Não é nem bom, nem mal. É como uma faca. Uma faca é só uma faca. Ela pode ser tanto usada pra cortar tomates e batata, como pode ser usado para matar uma pessoa. Da mesma forma seu mundo sombrio. Seu mundo sombrio é só mais uma parte de você, assim como sua perna, seus braços. Ver dessa forma te permite entrar em contato e começar a tomar consciência do que de fato acontece lá.

 

Para você conectar com sua luz, com a pureza do seu ser você precisa aprender a navegar no seu mundo sombrio. Você precisa passar por ele.

 

Nessa segunda etapa da transformação em que passei nesse mês de junho foi o momento de investigar quais são os talentos da minha "gremiling", o que ela sabe fazer muito bem, descobri coisas bem interessantes sobre ela. Um dos experimentos do mês foi gravar um vídeo para mostrar um talento dela e nisso acabei descobrindo que ela tem um grande talento em criar músicas do nada e também em ser muito extrovertida. Se quiser ver só clicar no botão abaixo! Outra coisa muito útil que praticamos em time foi como se tornar infisgável, o que significa deixar de reagir às pessoas e passar a agir do seu centro, no pequeno presente do agora (em breve vai sar um artigo sobre isso: o problema da reatividade, fica ligada!)

Assista ao vídeo da Raíssa descobrindo seus talentos

Conteúdos quentinho do mês de junho

 

WORKTALK APRENDIZAGEM E EMOÇÕES

No dia 14 aconteceu uma conversa vivencial incrível sobre como os sentimentos são portais poderosos para que o processo de aprendizagem aconteça de forma íntegra e não apenas com o corpo mental. Aprender se trata na verdade de trocar as fôrmas e para isso precisamos dos sentimentos. Se quiser assistir na íntegra só clicar no link abaixo.

 
Assistir
 

ARTIGO "É SÓ MUDANDO A FÔRMA QUE MUDAMOS A FORMA"

Querer que as coisas mudem usando a mesma fôrma de pensar é como querer que se tenha um cookie estrela usando uma fôrma quadrada. Então o que fazer?

Precisamos atualizar com o que pensamos, ou seja, mudar a fôrma. Ao fazer isso você pode começar a pensar em coisas que nunca antes foram pensadas. Você pode criar novos resultados!

 
Ler na íntegra

INDICAÇÕES

FILME INTERESTELAR

É um filme que traz temas como o desperdício, abandono, solidão e desespero. Trata sobre a humanidade, representa a capacidade do ser humano de ser devastador, mesquinho e ao mesmo tempo sonhador e iluminado. Também é um longa sobre o nosso lugar, insignificante, dentro do universo, sendo quase que uma declaração de amor do diretor à ciência. Super recomendo, excelente filme!

 
Assistir

FILME AVATAR

Esse filme entrou pra lista dos meus favoritos com certeza. O enredo é basicamente a história genocida de um processo colonizatório e imperialista como ele já aconteceu aqui em nossas terras e ainda acontece. É um filme de quebrar o coração e borbulhar emoções. Se você ainda não o assistiu, assista. E se já assistiu vale a pena ver mais uma vez!

 
Assistir

MÚSICA "THE KEEP GOING SONG"

Encontrei essa música por acaso, em um dia que estava muito descrente do mundo e da vida, estava um pouco pra baixo. Essa música foi composta a partir do improviso por esse casal da foto, logo quando começou a pandemia. Ela tocou minha alma profundamente, te convido a ouvi-la com o coração e deixar que os arrepios tomem conta do seu corpo!

 
Ouvir

FILME CRUELLA

Cruella, a maior anti-heroína de todos os tempos. Sabe aquela frase: "o amor cega as pessoas"? Pois então, nesse filme a frase é "a vingança cega as pessoas". O que mais nos faz identificar com a personagem é que todos nós temos essa parte cruella, sombria, em nós. Vale a pena assistir e reconhecer em você qual lugar a vingança vem tomando em sua vida, desde pequenas até grandes ações.

 
Assistir

FILME DEPARTURES

Um excelente filme pouco conhecido que conta a comovente história de um jovem no Japão moderno que trabalha como orador para os mortos. Uma nova forma de enxergar o significado da morte. Este é um filme imperdível, especialmente se você sempre quis estar mais perto de seu pai.

 
Assistir

Quer ficar por dentro dos próximos eventos que vou estar criando e participando? Clique no botão abaixo para receber tudo em primeira mão. É um grupo no telegram em que além de compartilhar os eventos e jornadas compartilho também alguns insights, reflexões, curadoria e referências. 

Fique por dentro
Receba uma newsletter como essa, mensalmente, com muito carinho e amor, na sua caixa de e-mail! No spam!
Assinar
Nômade
+55 (62) 992370032

Confira meu site pessoal  
Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais