boletim subalterno

Casa de ex-escravos em Pompeia é reaberta após passar por extensa restauração

A chamada Casa dos Vécios, uma das residências mais célebres e luxuosas de Pompeia, reabriu ao público pela primeira vez em 20 anos após uma extensa restauração. A mansão pertencia a dois ex-escravos, Aulo Vécio Restituto e Aulo Vécio Conviva, que se libertaram da escravidão e acabaram alcançando os mais altos escalões da elite local. A casa recém-restaurada conta com um jardim amplo, equipado com uma série de esculturas gregas e romanas, além de cômodos ricamente mobiliados e decorados com afrescos mitológicos. O deus grego da fertilidade e abundância, Príapo, é retratado em uma pintura, simbolizando a prosperidade econômica dos proprietários, possivelmente enriquecidos graças ao comércio de vinho. Para o historiador Gareth Harney, a moradia exemplifica o "notável dinamismo social do mundo romano". "Os donos, dois libertos, são a expressão de uma mobilidade social que seria impensável dois séculos antes", disse Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia. Para saber mais sobre o assunto, leia a matéria House of the Vettii: Pompeii home owned by former slaves reopens, de Charlene Anne Rodrigues. Veja também a entrevista Roman villa in Pompeii reopens after 20-year restoration, com Gabriel Zuchtriegel, Arianna Spinosa (arquiteta e diretora de obras de restauro) e Stefania Giudice (diretora de restauração de afrescos).

Antigone Journal publica matéria sobre as facções do circo em Constantinopla

No artigo Chariot-racing Hooliganism? The Nika Riots of Constantinople, publicado no Antigone Journal, Dan Billingham fala sobre as chamadas "facções do circo" no contexto da Revolta de Nika, ocorrida em 532 d.C. na cidade de Constantinopla. Nesse texto, Billingham problematiza a ideia de que as corridas de carros puxados por cavalos se tratavam de um mecanismo alienante usado por imperadores para desviar a atenção de problemas sociais mais importantes. Nas palavras do autor, "seria errado pensar que imperadores cínicos estavam apenas orquestrando espetáculos para uma população intelectualmente vazia". Ao questionar o trabalho Circus Factions: Blues and Greens at Rome and Byzantium (1976), de Alan Cameron, que compreendia os torcedores organizados dos Azuis e dos Verdes como um mal social semelhante ao hooliganismo do futebol moderno, Billingham se opõe à concepção das facções como grupos homogêneos e por essência violentos. Para saber mais sobre o assunto, leia também o texto As facções do circo: rebeldes ou hooligans?, de Julio Cesar Magalhães de Oliveira.

The Ancients: podcast

The Ancients é um podcast dedicado a entrevistas com especialistas em temas diversos da Pré-História à Antiguidade. Iniciado em 2020, o podcast conta hoje com mais de 250 episódios, entre os quais podemos destacar alguns de interesse a entusiastas de uma História Antiga a partir de baixo. O episódio Race in Antiquity, de outubro de 2022, por exemplo, é uma entrevista com Luke Pepera, antropólogo e arqueólogo pela Universidade de Oxford, sobre as atitudes em relação à raça no mundo antigo. No episódio Spartacus: Life or Legend?, de dezembro de 2020, Fiona Radford, doutora em História Antiga pela Macquarie University, discute as representações das personagens, especialmente femininas, no filme Spartacus de 1960, dirigido por Stanley Kubrick. O podcast tem como anfitrião Tristan Hughes, especialista em História Antiga pela Universidade de Edimburgo, e está disponível em diversas plataformas (Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, RSS).

Eventos

Workshop online de Introdução à epigrafia grega

Nas quintas-feiras 2, 9, 16 e 23 de fevereiro e 2 e 9 de março, acontece o Workshop online de Introdução à epigrafia grega, ministrado por Stefanos Apostolou (University of Nottingham) e Manolis Pagkalos (University of Groningen). Trata-se de um curso introdutório, inédito no Brasil, que visa apresentar o mundo da epigrafia grega para estudantes de estudos clássicos e demais interessados/as. As  aulas serão ministradas em inglês. Ao todo, serão 6 encontros realizados das 14h às 16h (Horário de Brasília). Interessados deverão ter nível intermediário de inglês e pelo menos 4 semestres completos de grego antigo para conseguir acompanhar as aulas. Serão disponibilizadas 20 vagas. As inscrições (gratuitas) vão de 09  a 25 de janeiro de 2023. Para outras informações, envie um e-mail para: epigrafia.workshop@gmail.com ou contact@isegoriapublishing.co.uk

Cursos de Verão da FFLCH

A Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP oferece, a partir de 06 de fevereiro de 2023, os Cursos de Verão da FFLCH. A iniciativa conta com 52 cursos on-line e tem por objetivo oferecer novas oportunidades de formação e aprendizado. Serão oferecidas 4.135 vagas gratuitas. Destaque para o curso Introdução à magia popular romana: amuletos, maldições e oráculos, ministrado por Jessica Regina Brustolim, do grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade (GSPPA). O objetivo do curso é oferecer, de forma didática e clara, uma introdução sobre os usos de práticas tidas como mágicas por pessoas que não pertenciam às elites, na região ocidental do Império Romano. O período de inscrição (via Sistema Apolo) para esse curso é de 30/01/2023 a 31/01/2023. Para mais informações, basta clicar neste link.

Dicas de leitura

Slaves of the People: A Political and Social History of Roman Public Slavery (Franz Steiner Verlag, 2022, 489 páginas) é uma monografia de Franco Luciani sobre os usos dos escravos públicos, o desenvolvimento e a consolidação dessa forma de escravidão desde a República Romana até a Antiguidade Tardia. O autor abarca a definição e a transformação legal da escravidão pública, os papéis dos escravos públicos nas comunidades, suas relações com as autoridades, a manumissão e os libertos públicos.

Why those who shovel are silent: a history of local archaeological knowledge and laborary (Louisville, Colorado: University Press of Colorado, 2021), de Allison Mickel, discute como trabalhadores locais, responsáveis pelo trabalho braçal, se relacionam com arqueólogos e sítios arqueológicos em escavações do Oriente Próximo. De modo geral, além de apresentar uma visão diferenciada sobre a Arqueologia, a autora também demonstra a importância de integrar as comunidades locais às escavações.

Para mais dicas de leitura, acesse nosso blog neste link.

O Boletim Subalterno é uma newsletter criada e editada pelo grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade. Conheça nosso blog em www.subalternosblog.com e acompanhe nossas redes sociais:

Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no YouTube
Seguir no X (Twitter)

Boletim Subalterno; terça-feira, 24 de janeiro de 2023; ano 2; nº 14; escrito por Giovan do Nascimento e Marcio Monteneri.

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)

Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais