Quais são os problemas (invisíveis) associados ao tabaco?
🚬 O cultivo do tabaco ocupa terras que poderiam ser usadas para produzir alimentos para a população mundial.
O tabaco é uma planta da Família das Solanáceas. O cultivo do tabaco ocorre, atualmente, em cerca de 124 países. Cerca de 2/3 do total de folha de tabaco produzido a nível mundial é feito na China, Brasil e Índia (países com grandes níveis de pobreza). As empresas de tabaco recebem lucros elevados pela sua comercialização. Nestes países subdesenvolvidos, os pequenos produtores da folha de tabaco obtêm rendimentos mínimos, agravando a pobreza da população. Já as empresas de tabaco recebem lucros elevados pela sua comercialização.
Em Portugal, há plantação de tabaco no Arquipélago dos Açores.
O cultivo do tabaco ocupa terras que poderiam ser usadas para produzir alimentos para a população mundial.
🚬 Efeitos do consumo de tabaco na nossa saúde
O uso de tabaco resulta em efeitos negativos para a saúde oral, nomeadamente a alteração na coloração dos dentes, a halitose, periodontite, entre outros. Em casos mais graves, o efeito do tabaco pode ser o cancro da cavidade oral.
Os dentes de um fumador costumam ter um aspeto tipicamente mais amarelado e escuro. Em alguns casos, também se destacam algumas manchas que afetam a estética do sorriso.
A halitose, ou mau hálito, é outro problema comum e, normalmente, surge como efeito da falta de oxigenação.
O tabaco também pode alterar a perceção dos sabores e odores, principalmente dos salgados. O grande problema deste efeito é que a pessoa não irá sentir o sal com tanta facilidade, o que pode levar a que abuse do mesmo. A consequência será o aparecimento de outros problemas de saúde, como a hipertensão arterial.
Fumar acelera o envelhecimento da pele e pode causar rugas levando ao envelhecimento precoce, flacidez, manchas e queda de cabelo.
Fumar aumenta a probabilidade de infeção respiratórias, crises de asma e tosse. Por outro lado, fumar diminui a capacidade respiratória, a aptidão física e a fertilidade.
É bastante conhecida a associação do tabaco a vários tipos de cancro, nomeadamente pulmão, garganta, bexiga, entre outros.