Como deixar de fumar?

A nível mundial, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. No nosso país, em 2019, estima-se que o tabaco tenha contribuído para a morte de mais de 13 500 pessoas, das quais cerca de 1 700 por exposição ao fumo passivo.

O ideal é nunca ter fumado, mas se fuma está sempre a tempo de deixar de o fazer. Lembre-se quanto mais cedo deixar de fumar, mais benéfico será para a sua saúde.

Sabemos que deixar de fumar é difícil. No entanto, há solução desde que esteja determinado e motivado para deixar de fumar.

Nesta newsletter vamos oferecer conselhos e explicar como proceder caso esteja interessado numa consulta de cessação tabágica.

Quais são os problemas (invisíveis) associados ao tabaco?

 

🚬 O cultivo do tabaco ocupa terras que poderiam ser usadas para produzir alimentos para a população mundial.

 

O tabaco é uma planta da Família das Solanáceas. O cultivo do tabaco ocorre, atualmente, em cerca de 124 países. Cerca de 2/3 do total de folha de tabaco produzido a nível mundial é feito na China, Brasil e Índia (países com grandes níveis de pobreza). As empresas de tabaco recebem lucros elevados pela sua comercialização. Nestes países subdesenvolvidos, os pequenos produtores da folha de tabaco obtêm rendimentos mínimos, agravando a pobreza da população. Já as empresas de tabaco recebem lucros elevados pela sua comercialização.

 

Em Portugal, há plantação de tabaco no Arquipélago dos Açores.

 

O cultivo do tabaco ocupa terras que poderiam ser usadas para produzir alimentos para a população mundial.

 

🚬 Efeitos do consumo de tabaco na nossa saúde

 

O uso de tabaco resulta em efeitos negativos para a saúde oral, nomeadamente a alteração na coloração dos dentes, a halitose, periodontite, entre outros. Em casos mais graves, o efeito do tabaco pode ser o cancro da cavidade oral.

 

Os dentes de um fumador costumam ter um aspeto tipicamente mais amarelado e escuro. Em alguns casos, também se destacam algumas manchas que afetam a estética do sorriso.

 

A halitose, ou mau hálito, é outro problema comum e, normalmente, surge como efeito da falta de oxigenação.

 

O tabaco também pode alterar a perceção dos sabores e odores, principalmente dos salgados. O grande problema deste efeito é que a pessoa não irá sentir o sal com tanta facilidade, o que pode levar a que abuse do mesmo. A consequência será o aparecimento de outros problemas de saúde, como a hipertensão arterial.

 

Fumar acelera o envelhecimento da pele e pode causar rugas levando ao envelhecimento precoce, flacidez, manchas e queda de cabelo.

 

Fumar aumenta a probabilidade de infeção respiratórias, crises de asma e tosse. Por outro lado, fumar diminui a capacidade respiratória, a aptidão física e a fertilidade.

 

É bastante conhecida a associação do tabaco a vários tipos de cancro, nomeadamente pulmão, garganta, bexiga, entre outros.

Quero deixar de fumar! O que faço?

 

O primeiro passo parte sempre do fumador que toma a decisão de deixar o cigarro de uma vez por todas. Fale com o seu médico ou enfermeiro de família para o referenciar para a consulta de cessação tabágica. Esta consulta está disponível no Centro de Saúde de Mafra, na qual será orientado para alterações de hábitos e eventual início de medicação.

Inscrevi-me na consulta de cessação tabágica. O que vai acontecer?

 

Na consulta de cessação tabágica, o médico fará uma avaliação da motivação e da possível dependência da nicotina e dará a orientação mais adequada para definir o dia para deixar de fumar (“dia D”). Aconselhamos a escolher uma data importante e com significado para si, para causar maior impacto e maior motivação na cessação tabágica.

 

Será aconselhado a preparar um conjunto de medidas para os dias mais difíceis após deixar de fumar. Deve trazer à consulta os hábitos do dia-a-dia que associa ao tabaco e arranjar forma de os substituir.

 

Será alertado de que a abstinência de nicotina pode trazer alguns sintomas físicos e psíquicos como irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração, insónia e aumento do peso e do apetite; estes sintomas são transitórios e vai ser ajudado a ultrapassá-los da melhor forma.

 

Poderá ser necessário tomar medicação que o ajudará a deixar de fumar e a reduzir os sintomas de abstinência de nicotina.

 

Normalmente, a medicação é proposta a todos os adultos com dependência de nicotina que fumam mais de 10 cigarros por dia e que fumam até meia hora depois de acordar; contudo é possível medicar pessoas com outros tipos de hábitos tabágicos.

 

Será acompanhado em todo o processo pela equipa de cessação tabágica.

Dicas para deixar de fumar

 

Estas técnicas poderão, a curto prazo, ajudar na ansiedade e vontade de fumar:

 

  • Evite ambientes com fumo e o convívio com outros fumadores.

  • Comunicar a amigos, família e colegas a sua decisão de deixar de fumar.

  • Deve evitar que fumem perto de si e deve pedir que não lhe ofereçam cigarros.

  • Pense sempre, antes de fumar, se precisa realmente de fumar naquele instante.

  • Sempre que tiver vontade de fumar: respirar fundo, praticar exercício físico, aprender técnicas de relaxamento, fazer pequenas refeições, beber água, mascar pastilha elástica sem açúcar, comer fruta.

E se recair?

 

Por muita vontade que tenha em deixar de fumar, poderá acontecer uma recaída. O importante é perceber que deixar de fumar é um processo de mudança que inclui avanços e recuos. Recair não significa que falhou, mas sim que tem de voltar a tentar, sabendo um pouco melhor como lidar com as dificuldades.

 

Perceber o porquê de ter recaído ajudará a manter-se em abstinência na próxima tentativa e alcançar o sucesso de deixar de fumar.

 

Aprenda com a experiência. Se recaiu, procure perceber porquê. Esse conhecimento é valioso para aumentar a probabilidade de ter sucesso na próxima tentativa.

Se está interessado em deixar de fumar, fale com a sua equipa de família e peça referenciação para a consulta de cessação tabágica.

 

Referências

· American Cancer Society - Health Risks of Secondhand Smoke, Atlanta: ACS (2017);

· Health Effects of Secondhand Smoke, Atlanta: CDC (2017);

· Cartaz “SABE O QUE FUMA”, Lisboa: Direção-Geral da Saúde (DGS) (2015);

· Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo 2020, Lisboa: Direção-Geral da Saúde (DGS) (2021);

· DGS. Como deixar de fumar. DGS. Disponível em https://www.sns24.gov.pt/guia/deixar-de-fumar/ (consulta: Julho 2023);

· DGS. Programa nacional para a prevenção e controlo do tabagismo . DGS. Disponível em https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-prevencao-e-controlo-do-tabagismo/apresentacao.aspx (consulta: Julho 2023);

· Educação para a cidadania, DGS. Tabaco. DGS. Disponível em https://cidadania.dge.mec.pt/saude/comportamentos-aditivos-e-dependencias/tabaco (consulta: Julho 2023);

🌻 Elaborado por: Dra. Ana Catarina Pereira e Equipa da Consulta de Cessação Tabágica

🌻 Design: Rute Santos

Largo Cel. Brito Gorjão, 2640-465 Mafra, Portugal
261 818 130

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)Compartilhar no Pinterest

Visite o nosso site!  
Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais