MENSAGEM DA DIREÇÃO
CRIANDO PERPETIVAS EM CONJUNTO
Caros membros e amigos de Faia Brava/ATN,
Mais do que nunca, estamos à procura de esperança e de perspetivas neste mundo imprevisível e cheio de crises. Na Europa, todos estamos a sentir o aumento dos preços e nos preocupamos com a situação na Ucrânia. Neste último ano, o Nordeste de Portugal sofreu uma grave seca que resultou na morte de muitas árvores. Tivemos de vender cavalos e vacas, pois já não havia comida nem água suficiente para eles. O impacto das alterações climáticas é hoje uma realidade e todos temos de aprender a lidar e a nos adaptar aos efeitos provocados por estas mesmas alterações.
Durante o verão e o outono, tive várias conversas com os biólogos e estudantes que trabalham connosco. Para a nossa jovem geração, ter perspetivas é mais importante do que nunca. Eles têm dúvidas existenciais: ainda há esperança para o nosso planeta? E que posso eu fazer para contribuir? Será que ainda faz sentido ou ainda vamos a tempo?
Fiquei confuso e comovido ao mesmo tempo. Mais do que nunca percebi que Faia Brava pode ser um lugar de esperança. Recebemos, em setembro, uma mensagem do Portugal 2020 de que nos tinha sido aprovado um projeto chamado "Combate à desertificação na Faia Brava". Sentimo-nos encorajados e motivados a melhorar e regenerar as nossas florestas, a criar mais e maiores pontos de água, a plantar árvores autóctones na nossa região, e a investir na adaptação da Reserva da Faia Brava às secas severas.
Foi, igualmente, aprovado um importante projeto LIFE UE, sobre o regresso do Abutre-negro a Portugal. O Abutre-negro é a maior rapina da Europa, e está muito ameaçada, mas ainda vive em Espanha. Somos parceiros neste belo projeto, que inclui ações concretas para restaurar a biodiversidade.
Recentemente, a Fundação Belmiro Azevedo tornou possível uma nova iniciativa: a criação de um centro de educação e investigação: Faia Brava Research and Education Learning Lab. Um local onde estudantes, investigadores e voluntários se podem encontrar, ficar e trabalhar em novas soluções. Este laboratório de aprendizagem também convida as crianças das escolas a experimentar a natureza, a aprender o que significa a mudança climática e como lidar com ela. Estamos muito gratos por todo o apoio dos nossos patrocinadores. Obrigado!
Caro sócio e amigo da Faia Brava/ATN
Como movimento civil, podemos criar perspetivas, juntamente com as nossas instituições parceiras, empresas e ONG's, algo de que a nossa sociedade necessita desesperadamente. Por favor, partilhe o nosso trabalho com a sua família e amigos, e convide-os a juntarem-se ao nosso movimento e a fazerem parte da NOSSA FAMÍLIA.
Desejo-vos um feliz Natal e um novo ano cheio de perspetivas!
Henk Smit
Presidente da Reserva da Faia Brava/ATN