boletim subalterno

Inscrição eleitoral descoberta no interior da casa de um liberto

A atual campanha de escavação realizada na área central de Pompeia revelou uma série de inscrições eleitorais no interior de uma mansão (domus). As inscrições eleitorais, encontradas na sala que abrigava o santuário doméstico (lararium) da residência, convidam os eleitores a votarem em Aulo Rústio Vero, candidato ao cargo de edil. Propagandas eleitorais como essas costumam ser encontradas nas fachadas dos edifícios, onde as pessoas podiam ler os nomes dos candidatos às eleições. A recente descoberta, entretanto, pode estar relacionada com o costume de organizar eventos e jantares destinados a promover a campanha eleitoral nas casas dos candidatos. A casa pode ter pertencido a um apoiador de Aulo Rústio Vero, um amigo ou possivelmente um dos seus libertos, na medida em que a atividade produtiva desenvolvida no interior da residência – a de padeiro (pistor) – era comum entre escravos ou libertos, cujo status era incompatível com a aspiração a um cargo de magistrado. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo Passione elettorale nelle mura domestiche: un larario, una macina, un candidato. Nuove scoperte nella casa IX 10, 1, e il dialogo possibile tra teoria e prassi della campagna elettorale, de Maria Chiara Scappaticcio e Gabriel Zuchtriegel.

Possível oficina romana de tijolos descoberta na Inglaterra

Uma série de fornos do período romano foram recentemente descobertos em Cymbeline Meadows, em Colchester, na Inglaterra. Para o arqueólogo Philip Crummy, os fornos encontrados durante uma campanha arqueológica ocorrida neste verão provavelmente fabricavam tijolos e telhas usados na Colchester romana, inclusive em sua antiga muralha. Mais de 60 trincheiras foram cavadas durante os trabalhos no sítio e os arqueólogos acreditam que pode haver até uma dúzia de fornos na área. Estima-se ter havido uma enorme demanda por tijolos e telhas de barro, especialmente durante o auge da construção da cidade romana no final do século II e início do século III. “É plausível que nesse processo construtivo tijolos e telhas feitos localmente, alguns dos quais devem ter vindo desta área, tenham sido usados”. Para saber mais sobre o assunto, leia a matéria Kilns used to make bricks for Colchester's Roman wall found, de Katy Prickett.

Crianças na Antiguidade

Neste dia das crianças, o grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade (GSPPA) preparou um apanhado de dicas sobre o estudo da infância na Antiguidade. Confira a seguir. A dissertação de mestrado Child and infant burials in New Kingdom Egypt: a Gurob case study, de Johanna Leah Petkov, analisa 127 sepulturas de crianças e bebês não pertencentes à elite nos cemitérios de Gurob (Egito), no Império Novo, e reavalia suposições comumente aceitas sobre o nível de integração dessas crianças com sua comunidade. O texto Roman women and children - Childhood, de Shelia Cadge, publicado na seção de blogs da  Vindolanda Trust, aborda aspectos como  alimentação, vestimentas e relações sociais de crianças provenientes tanto das elites quanto das camadas mais baixas da sociedade romana. A matéria What Was it Like To Be a Child in the Roman Empire?, publicada na revista online Pursuit, da Universidade de Melbourne, apresenta a experiência de Tamara Lewitis ao atuar como pesquisadora de um romance histórico infantil, The Boy Who Stepped Through Time, que conta a história de Perry, um menino moderno de onze anos que é transportado para o sul da Gália do século IV e se encontra diante de uma decisão difícil: encontrar o caminho de casa ou ficar e proteger a vida de seu amigo, um jovem escravo que vive em uma propriedade agrícola (villa). A participação de Ray Laurence no podcast The Partial Historians, na qual o estudioso conversa com Fiona Radford e Peta Greenfield sobre o espaço urbano em Pompeia e o lugar das crianças na sociedade romana. Por fim, o texto Crianças romanas: o que é possível saber sobre elas?, de Renata Senna Garraffoni (Universidade Federal do Paraná), publicado no blog História Antiga a partir de baixo, discute brevemente desafios e possibilidades ligados ao estudo das crianças na Antiguidade Romana.

Eventos

Marginalidade e Subalternidade nos Mundos Antigo e Medieval

De 20 a 24 de novembro, ocorrerá o IV Simpósio de História Antiga e Medieval da Universidade Federal do Pampa (IV SHAM/UNIPAMPA). O evento, organizado pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos em História Medieval (LAPEHME/UNIPAMPA) e pelo Grupo de Trabalho de História Antiga da ANPUH-RS (GTHA/ANPUH-RS), traz como temática os processos de marginalização e subalternização na Antiguidade e no Medievo e visa abordar as formas pelas quais a sociedade contemporânea se tornou herdeira desses processos de produção de alienação e exclusão de indivíduos e minorias. O objetivo é abordar o marginal e o subalterno enquanto agentes históricos em diversos recortes temporais e espaciais. As inscrições para ouvintes e comunicadores começaram em 3 de outubro e vão até 1 de novembro. Para mais informações, clique aqui.

 

Dicas de leitura

Children in Antiquity: Perspectives and Experiences of Childhood in the Ancient Mediterranean (Routledge, 2020), organizado por Lesley A. Beaumont, Matthew Dillon, Nicola Harrington. A coleção emprega uma abordagem multidisciplinar tratando a infância antiga de forma holística de acordo com perspectivas diacrônicas, regionais e temáticas. A construção social da infância, assim como a experiência de vida da criança em contextos cotidianos, religiosos e funerários são exploradas nessa obra.

 

Children in the Roman Empire: Outsiders Within (Cambridge University Press, 2011), de Christian Laes. A partir de uma ampla gama de fontes: literatura e inscrições, papiros, achados arqueológicos e iconografia antiga, Laes aborda as experiências de crianças romanas: desde jovens imperadores e magistrados até pequenos artesãos, camponeses e mineiros.

Para mais dicas de leitura, acesse nosso blog neste link.

O Boletim Subalterno é uma newsletter criada e editada pelo grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade. Conheça nosso blog em www.subalternosblog.com e acompanhe nossas redes sociais:

Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no YouTube
Seguir no X (Twitter)

Boletim Subalterno; quinta-feira, 12 de outubro de 2023; ano 2; nº 32; escrito por Isabella Pondian Casteleti e Marcio Monteneri.

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)

Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais