sociedade teosófica de portugal

nEWSLETTER N.º 3 | NOVEMBRO 2019

SESSÕES PÚBLICAS | NOVEMBRO

Local: STP | Lisboa

 

 

  • 16  de novembro / sábado / 15 horas

 

Dia da Fundação da Sociedade Teosófica

 

Celebração coordenada pelo Ramo  Maitreya | STP 

 

Painel

 

Oradores:

Francisco Gonçalves Mestre

Helena dos Anjos e Santos

Maria Manuel Duarte

Manuel Cavaco Nunes

 

Moderador:

Maria de Lourdes Simões

 

  • 26 de novembro / sábado / 15 horas

 

O impacto da Teosofia na Arte de Vanguarda

 

Palestra

 

Carlos Guerra  

 

__________

 

Consulte aqui o programa 

Último quadrimestre de 2019

PRINCIPAIS FUNDADORES DA SOCIEDADE TEOSÓFICA

 

Helena Petrovna Blavatsky (1831 - 1891)   Henry Steel Olcott (1832 - 1907)   William Kwan Judge  (1851 - 1896)

FORMAÇÃO DA  SOCIEDADE TEOSÓFICA

 

 

O processo de formação da Sociedade Teosófica implicou a realização de seis reuniões, as quais tiveram lugar entre os meses de setembro e novembro de 1875. A imagem reproduz o original da ata da primeira dessas seis reuniões, realizada em 7 de setembro e assinada por Henry Olcott e William Judge.Nessa reunião, foi decidida a atribuição da presidência a Henry Olcott. A William Judge foi atribuído o cargo de Secretário. O discurso inaugural de Henry Olcott, proferido em 17 de novembro, assinalaria a data oficial da Fundação da Sociedade Teosófica.

 

Em consequência de uma proposta do Coronel Henry S. Olcott, no sentido da formação de uma Sociedade para o estudo e elucidação do Ocultismo, Cabala etc., as senhoras e os senhores então reunidos, determinaram, após uma moção do Sr. William Q. Judge, que o Coronel H. S. Olcott assumisse a presidência. Também após uma moção, determinou-se que o Sr. W. Q. Judge desempenhasse o cargo de Secretário. O Presidente solicitou, às pessoas presentes, os nomes daqueles que concordassem em fundar e pertencer a uma Sociedade como a mencionada. As seguintes pessoas transmitiram os seus nomes ao Secretário: Col. Olcott, Mme. H. P. Blavatsky, Chas. Sotheran, Dr. Chas. E. Simmons, H. D. Monachesi, C. C. Massey of London, W. L. Alden, G. H. Felt, D. E. de Lara, Dr. W. Britten, Mrs. E. H. Britten, Henry J. Newton, John Storer Cobb, J. Hyslop, W. Q. Judge, H. M. Stevens.

 

(Citação adapatada)

 

Consulte aqui o conteúdo integral da ata dessa reunião.

John Algeo (1930-2019)

 

Who Are the Founders? Chaos, Plan, and Order in the Society's History

BLAVATSKY E OLCOTT: GÉMEOS TEÓSOFOS

 

Costumávamos dizer que éramos Gémeos Teosófos [ODL 1.9.141]1. A referência de Henry Steel Olcott a Helena Blavatsky e a ele próprio, enquanto “Gémeos Teosófos”, possui uma profundidade não aparente, de imediato. Visto superficialmente, parece tratar-se apenas da afirmação de que eram semelhantes no que se refere à Teosofia. No entanto, a expressão evoca igualmente uma referência arquetípica. As observações que se seguem são um ensaio, uma tentativa para explorar essa evocação, considerando quatro pontos: a natureza dos arquétipos; a extensão e significado do arquétipo de Gémeos; como esse arquétipo se aplica a Olcott e Blavatsky; e, por fim, como se aplica também a todos nós.

 

1 As referências a Old Diary Leaves (ODL) de H.S. Olcott são por volume, capítulo e página(s).

John Algeo

In:  Olcott e Blavatsky: Gémeos Teósofos | Revista Osíris N.º 20 | Setembro-Dezembro 2010

FRATERNIDADE, VERDADE E LIBERDADE

 

Somente a apreciação da totalidade humana poderá abrir um novo caminho para o futuro, o qual não trará, em seu rasto, os horríveis erros que são uma mancha no passado. Uma visão compreensiva da história e da atividade do homem mostra o valor dos princípios e das atitudes básicas sustentados pela Sociedade Teosófica. Fraternidade no relacionamento, devoção à verdade e liberdade, para descobrir a natureza da verdade, por si mesma, são fundamentais para se progredir. Cada uma das palavras – fraternidade, verdade e liberdade – contém um tesouro de significação. As implicações de cada uma dessas palavras devem ser continuamente exploradas. Apenas uma, sem as demais, não será suficiente para estabelecer o trabalho da Sociedade Teosófica. Fraternidade como um conceito isolado poderá deteriorar-se em débil sentimentalidade. Liberdade que não seja disciplinada pelos limites determinados pela fraternidade estará enraizada no egoísmo e proverá o terreno para o surgimento de conflitos. Não se alcança a verdade pela mera crença, mas através da persistência de uma livre inquirição e da disciplina de um viver não separativo. O futuro da Sociedade Teosófica será assegurado pela existência de um tal espírito, predominando no seu seio, pela conjugação dos princípios da fraternidade e da liberdade e pela integração da dignidade derivada de um sincero interesse pela verdade.

 

Radha Burnier

In: Aprnedendo a Viver a Teosofia

(Citação adapatada)

Vida, Consciência e Realidade | Palestra por Júlio Teles Santos | 9 de novembro/2019 | Sede da STP | Lisboa

(Fotos de Isabel Nobre Santos)

SOCIEDADE TEOSÓFICA | ADYAR

 

MISSÃO

 

A missão da Sociedade Teosófica é servir a humanidade, cultivando uma compreensão cada vez mais profunda da Sabedoria Eterna,

da autotransformação espiritual e da unidade de toda a vida.

 

OBJETIVOS

 

  1. Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
  2. Encorajar o estudo comparado das Religiões, das Filosofias e das Ciências.
  3. Investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.

__________

 

OBJETIVOS

LIBERDADE DE PENSAMENTO | INDEPENDÊNCIA DA SOCIEDADE TEOSÓFICA

A LIBERDADE E A RESPONSABILIDADE DOS RAMOS

Subscrever
STP Website