Higiene Dentária

Uma correta higiene dentária é fundamental para a manutenção da saúde oral. Uma boca saudável possibilita o cumprimento das funções associadas à cavidade oral, como a fala, o sorriso, a mastigação e a deglutição, além de permitir transmitir emoções com confiança, sem dor, desconforto ou doença.

Independentemente da idade, a saúde oral é indispensável à saúde geral e bem-estar. As doenças da boca podem afetar o relacionamento interpessoal, a autoconfiança na escola, no trabalho e até o prazer de apreciar a comida. Também podem levar ao isolamento social, fazer com que se evite rir ou sorrir e interagir com outros, causando embaraço pela aparência dos dentes e da perceção que os outros têm do próprio. Determinadas doenças como, por exemplo,  a doença periodontal (doença das gengivas) aumenta o risco de diabetes, doença cardiovascular, cancro do pâncreas e pneumonia.

Saúde oral é mais que ter um sorriso bonito, significa saúde de todos os componentes da cavidade oral, não só os dentes, mas também as gengivas, a língua, os lábios, as glândulas salivares, as mucosas, os músculos mastigatórios e os maxilares.

 

Como manter uma boca saudável ao longo da vida?

 

- Sabendo reconhecer as doenças orais: cárie dentária, doença periodontal e cancro oral.

- Evitando fatores de risco para patologia oral: alimentos ricos em açucares, tabaco, álcool e higiene oral deficitária.

- Mantendo uma boa higiene oral.

Como manter uma boa higiene oral?

 

Uma boa higiene oral pressupõe:

😀 escovar os dentes durante 2 minutos, pelo menos 2 vezes por dia sendo uma delas à noite antes de deitar, e não comer durante 2h após a escovagem (técnica 2x2x2).

😀usar uma escova manual ou elétrica e um dentífrico com flúor.

😀trocar a escova dentária a cada 3 meses, por exemplo no início de cada estação.

😀 usar fio ou fita dentária, ou escovilhão, para higienização dos espaços entre os dentes, sempre que necessário. Para usar o fio/fita dentária, retirar cerca de 40 cm de fio da embalagem e enrolar no dedo médio de uma mão a maior parte, enrolar o restante no dedo médio da outra mão, e com a ajuda dos dedos polegares limpar os espaços entre dentes dos dentes superiores, e com a ajuda dos indicadores limpar os espaços entre dentes dos dentes inferiores.

😀 não bochechar com água após a escovagem, cuspir apenas o dentífrico em excesso.

😀bochechar com um colutório com flúor ou mastigar uma pastilha elástica após as refeições, quando não puder escovar os dentes.

Mitos e verdades na saúde oral da grávida e do bebé

 

Pode haver um agravamento das condições de má saúde oral durante a gravidez, mas, por si só, esta não aumenta a incidência de cárie dentária. Outro mito que existe na gravidez é que os dentes perdem cálcio, o que não é verdade. O que acontece na gravidez é que, devido às alterações hormonais, a gengiva pode doer e sangrar mais facilmente, situação que se agrava se não existirem cuidados adequados de higiene oral. Estas alterações hormonais que afetam as gengivas das grávidas, tornam-nas mais suscetíveis à gengivite, que quando não tratada pode progredir para periodontite, que está associada ao aumento do risco de parto pré-termo e ao risco do bebé nascer com baixo peso.

Cuidados de saúde oral para as crianças

 

👶 nos primeiros dias após o nascimento, limpar a gengiva do bebé com uma compressa ou toalha limpa e húmida.

👶 se usar biberão, colocar apenas o leite materno ou o leite artificial, não adicionando qualquer tipo de açúcar.

👶 as crianças devem ir para a cama sem levarem o biberão, evitar que o bebé adormeça com o biberão na boca.

👶 não colocar açúcar ou mel na chupeta do bebé.

👶 quando o 1º dente começar a nascer, limpá-lo antes de o bebé ir para a cama.

 

Em crianças com menos de 3 anos, colocar na escova uma porção de dentífrico adequado à idade, aproximadamente do tamanho de um bago de arroz; se a criança tiver entre 3 e 6 anos, a porção de dentífrico deverá ser do tamanho de uma ervilha.

 

👶 a partir dos 2 anos e meio a criança não deve usar chupeta.

👶 estabelecer bons hábitos alimentares desde cedo, limitando a quantidade e a frequência de consumo de alimentos e bebidas açucaradas.

Saúde oral na 3ª idade

 

Os cuidados a ter para a manutenção de uma boca saudável nesta faixa etária, são semelhantes aos cuidados a ter em outras idades:

👵 Em relação à sensação de boca seca, mastigar uma pastilha elástica ou um rebuçado sem açúcar estimula a produção de saliva, podendo aliviar essa sensação. Beber água durante as refeições também é importante para ajudar a mastigar e engolir os alimentos. Devem utilizar-se soluções sem álcool para bochechar, bem como evitar bebidas com gás, cafeína e álcool.

👵 As próteses dentárias, quando as há, exigem alguns cuidados; devem ser higienizadas após as refeições, com uma escova especial para próteses e um produto específico para higienizar próteses, a fim de evitar o aparecimento de manchas; no final passar abundantemente por água. As próteses devem ser removidas durante o sono, para que possa ocorrer o descanso das mucosas. Devem ser conservadas em água associada a pastilhas desinfetantes comercializadas.

🌼 Elaborado por: Dr. Pedro Correia Silva

🌼 Design: Rute Santos

Largo Cel. Brito Gorjão, 2640-465 Mafra, Portugal
261 818 130

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)Compartilhar no Pinterest

Visite o nosso site!  
Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais