NEWSLETTER OUTUBRO

Lugar de criança é em casa!

 

      Milhares de crianças e adolescentes brasileiros em situação de abandono ou risco social vivem em instituições que oferecem programas de acolhimento. Ingressam nessas instituições em função de variados fatores como violência doméstica, negligência, abandono ou morte dos pais ou responsáveis. Ainda que, em muitos casos, o acolhimento represente uma proteção para essa criança ou adolescente, ele não pode ser entendido como solução definitiva. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a permanência em instituições de acolhimento é apenas uma dentre outras tantas medidas indicadas para a proteção de crianças e adolescentes em situação de violação de algum de seus direitos garantidos por lei. Por melhor que seja uma instituição não substitui a vivência em família.

     Um estudo recente comparou crianças romenas de 8 anos de idade, institucionalizadas quando tinham entre 6 e 31 meses de idade e adotadas ou não aos 2 anos, com outras crianças também romenas nunca institucionalizadas. O estudo mostrou um volume da substância cinzenta cortical, onde ficam os corpos dos neurônios, cerca de 10% menor nas crianças que foram institucionalizadas no começo da vida, não importa se depois adotadas ou não, em comparação com crianças criadas em famílias desde o começo.

      Uma redução semelhante acontece na substância branca cortical das crianças institucionalizadas – aquele conjunto de feixes que interligam zonas diferentes do córtex e fazem o cérebro funcionar como um todo integrado. O amadurecimento funcional do córtex cerebral, portanto, fica para trás nas crianças institucionalizadas, mesmo as adotadas. Somem-se a isso outras evidências, como a taxa elevada de transtornos de ansiedade na vida adulta, e constata-se que a institucionalização deve ser apenas um último recurso.

      Portanto, não havendo outra alternativa que não o acolhimento, é preciso que preferencialmente sejam acolhidas em famílias acolhedoras, assim como faz mister assegurar que essas crianças e adolescentes sejam urgentemente reintegradas a suas famílias de origem ou colocados em famílias adotivas.

 

                     

                                                                                                                                                                Anyellem Rosa 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

AGENDA DO MÊS

 ENCONTRO MENSAL 

 

Mensalmente a Pontes de Amor promove este encontro reflexivo com palestras gratuitas direcionadas para famílias biológicas e adotivas, pretendentes à adoção e seus familiares, profissionais da rede de garantia das crianças e adolescentes e interessados no tema.

 

Tema: Lugar de criança é em casa.

Data: 11 de outubro

Horário: 19h30

Local: Av. Fernando Vilela, 2004, bairro Osvaldo Rezende (próximo à esquina com a Av. Paes Leme).

GRUPO PÓS ADOÇÃO

 

Encontros destinados às famílias que já adotaram. Visa a troca de experiências e orientações para a superação dos desafios e a promoção da convivência familiar saudável, funcional.

Data: 19 de outubro

Horário: 19h15

Local: Pontes de Amor - Rua Roosevelt de Oliveira, 611. Bairro Aparecida.

 

 

Que tal ser um VOLUNTÁRIO?

 

Mensalmente realizamos um encontro destinado especialmente para você que deseja se tornar um voluntário. Essa é uma oportunidade para conhecer nossos projetos e permitir que você identifique sua área de atuação.

Data: 26 de setembro

 Horário: 19h

Local: Pontes de Amor - Rua Roosevelt de Oliveira, 611 - Bairro Aparecida

 
Botão

ORPHAN SUNDAY

 

     No dia 12 de novembro o mundo todo se reune para interceder pelos órfãos e crianças em vulnerabilidade. Mobilize sua comunidade, igreja ou grupo.

 

     Contamos com vocês para mais uma ação em favor das crianças e adolescentes que carecem de cuidados familiares.

 

     Você pode fazer parte deste movimento!

 

     

 
Saiba mais

VI ENCONTRO ESTADUAL DE ADOÇÃO DE MINAS GERAIS

 

Este encontro, que acontecerá nos dias 20 a 22 de outubro na cidade de Araxá, trata da garantia de direitos da criança e do adolescente com especial ênfase ao direto à Convivência Familiar e Comunitária e à promoção da adoção legal, segura e para sempre. Tem por finalidade apresentar e debater conceitos que contribuem para o sucesso da reintegração familiar, da adoção legal e de projetos que promovem convivência familiar e comunitária saudável para crianças e adolescentes em condições de acolhimento institucional.

 

Estarão reunidos importantes nomes com experiência reconhecida sobre o tema, entre eles: Sávio Bittencourt, Bárbara Toledo, Luiz Schettini, Suzana Schettini, Sara Vargas, Élio Brás Mendes, Fernando Moreira Freitas da Silva, Halia Pauliv, André Tuma, Silvana do Monte Moreira, Alexya Lucas Evangelista, Angélica Gomes da Silva, Jussara Tuma, Luciana Maria Silva, Maria Sueli Lima dos Santos, Miralda Dias Dourado de Lavor, Paulo Sérgio Pereira dos Santos, entre outros. Destina-se a profissionais e estudantes de diversas áreas e atuações: judiciário, serviço social, psicologia, educação, conselho tutelar, profissionais de instituições de acolhimento, grupos de apoio à adoção, pais e filhos por adoção, comunidade em geral. Garanta sua vaga! Inscrições gratuitas e limitadas pelo link.

 

Simpósio Municipal de Convivência Familiar e Comunitária / VI Encontro Estadual de Adoção de MG

Simpósio Municipal de Convivência Familiar e Comunitária / VI Encontro Estadual de Adoção de MG Começa: Sexta, 20 de outubro de 2017, 13h Termina: Domingo, 22 de outubro de 2017, 13h

Ajude quem mais precisa.

Faça sua doação de roupas íntimas nos tamanhos P, M e G infantil e P e M adulto para crianças e adolescentes institucionalizados.

Entre em contato através do telefone (34) 3238-2366 ou (34) 99763-4838.

O QUE ROLOU NA PONTES

 

 

 

PALESTRA: Atingindo o Alvo

     Dia 02 de setembro a Pontes de Amor presenteou seus voluntários com uma palestra com o tema “Atingindo o Alvo” proferida pelo Executive Coach Beto Martins. Foi um momento de desafio, crescimento e aprendizado. Com o uso das técnicas do coach, o palestrante convidou os voluntários a refletirem sobre o propósito de suas vidas. Fizemos um exercício prático chamado Roda da Vida, que indica pontos estratégicos em diferentes aspectos da nossa vida familiar, profissional, espiritual, social e financeira. Foi muito relevante.

ENCONTRO MENSAL

 

       O Encontro Mensal de setembro teve o tema “Adoção e As Novas Formas de Ser Família. A Dra. Aline Maia, advogada, professora universitária e fundadora do Núcleo Jurídico da Pontes de Amor, apresentou os conceitos jurídicos sobre as diferentes configurações familiares, destacando a Adoção como base fundamental para todas as relações. O pai adotivo Rhandal Wendel contou sua rica vivência adotiva e monoparental. 

 PIZZAS PONTES DE AMOR

 

A venda das Pizzas Pontes de Amor foi um sucesso e não teria sido possível sem a ajuda de nossos queridos voluntários. Então parabéns, pessoal!

 

Um muito obrigado também a todos que contribuíram para a causa, seja comprando, doando, ou divulgando as pizzas. As crianças e adolescentes agradecem! 

CURSO PARA POSTULANTES À ADOÇÃO

 

         Dia 18 de setembro finalizamos, em parceria com a Vara da Infância e da Juventude, o segundo curso para postulantes à adoção deste ano. O curso foi ministrado em cinco encontros (um por semana) para 50 pessoas que foram convocadas pela Vara da Infância e da Juventude de Uberlândia, as quais precisam de uma participação mínima de 80% da carga horária total (15 horas) para obtenção do certificado. Os principais temas abordados foram Adoção e Seu Significado, Motivações da Adoção, O Tempo de Espera, Os Aspectos Legais, O Cadastro Nacional, entre outros.

PONTES DE AMOR

EM EVENTO DA OAB

 

      No dia 13 de setembro, Rodrigo Rangel e Pereira, presidente da Pontes de Amor, foi palestrante no curso de extensão "Criança, Adolescente e Família". A importância do Estado, Sociedade e Família atuarem na garantia dos direitos da criança foi destacada por Dr. Rodrigo Rangel e Pereira, Presidente da Pontes de Amor, Dra. Flávia Brito, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Uberlândia, Dr. Emerson Odilon Sandim, Procurador Federal Aposentado, psicanalista e conferencista, e Dra. Bárbara Bissochi, Defensora Pública do Estado de Minas Gerais. O evento foi muito rico e parabenizamos a Comissão de Direitos Humanos da OAB pela iniciativa.

MISSÃO DE AMOR

 

O projeto Missão de Amor tem como objetivo principal melhorar a realidade institucional, proporcionando às crianças e adolescentes um relacionamento afetivo com os jovens e adultos voluntários do projeto, que sirva de referência positiva e proporcione convivência comunitária. Além disso, as atividades e oficinas têm por escopo otimizar o tempo das crianças e adolescentes institucionalizadas, de forma a desviar sua atenção dos problemas externos e internos, minimizando os danos do abandono em função da realidade vivida e semeando esperança e alegria.

 

Dia 16 de setembro, tivemos nosso primeiro encontro desta nova fase nas instituições de acolhimento, em parceria com o Colégio Nacional, onde os alunos, previamente selecionados e capacitados, realizaram as oficinas de “Contação” de História, Bate-papo e “Criatividarte”. Foi um momento de muito aprendizado e muita diversão para as crianças e adolescentes institucionalizados. 

 

TRILHAS PARA AUTONOMIA

 

   Dia 30 de setembro foi realizado na sede da Pontes de Amor o primeiro encontro do projeto “Trilhas para Autonomia” com aproximadamente 12 adolescentes de quatro instituições de acolhimento de Uberlândia. Na ocasião, os adolescentes que já saíram dessas unidades também estiveram presentes. 

 

O projeto tem como objetivo proporcionar aos adolescentes institucionalizados, maiores de 14 anos, mecanismos para a construção de uma vida autônoma, bem como construção de senso de identidade, valor e propósito.

 

Os adolescentes, de forma dinâmica e descontraída, puderam se conhecer, bem como conhecer o projeto e aprender sobre comunicação verbal e não verbal, entendendo a importância desta para um melhor desenvolvimento pessoal e profissional. Tiveram a oportunidade de ouvir um depoimento de um adolescente que já passou por uma instituição de acolhimento e hoje busca terminar o ensino médio e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. 

 

A equipe Pontes de Amor, juntamente com seus parceiros, acredita e busca desenvolver as potencialidades de cada um desses adolescentes.

Delegação Americana visita o Brasil para Parcerias Internacionais

 

Nos dias 26 a 30 de Setembro uma comitiva da Fundação Fox River (EUA) esteve no Brasil com o objetivo de dar continuidade a processos de parceria internacional iniciados em reunião promovida nos EUA em Maio de 2017 através do Movimento Internacional World Without Orphans. A delegação, composta por Anthony Ritchie, Thomas Ritchie e Laura Collins (Diretora de Comunicação da America’s Kids Belong) foi recebida pela ANGAAD – Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção numa articulação iniciada a partir da Pontes de Amor. A visita visa a construção de atividades conjuntas para que mais crianças e adolescentes estejam sob cuidados familiares e menos crianças estejam em vulnerabilidade ou em acolhimento institucional. Compreendemos que a institucionalização não é a alternativa ideal para protegê-las; o acolhimento, sempre que possível deve ser em família; lembrando que por lei precisa ser emergencial e provisório. Assim, crianças precisam de famílias que cuidam e protejam, e que sejam suas famílias para sempre. A parceria visa também despertar a comunidade cristã para assumir melhor seu papel de acolher, apadrinhar, adotar e apoiar estas crianças, assim como promover a integração entre Governo, Igrejas e OSCs e Empresas.

          No dia 26 Sara Vargas, Presidente da ANGAAD (Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção) e Coordenadora da Pontes de Amor e Família Acolhedora em Uberlândia (Missão Sal da Terra) e Rodrigo Rangel, Representante do World Without Orphans no Brasil e Presidente da Pontes de Amor e a comitiva americana se reuniram na cidade do Rio de Janeiro com o Procurador de Justiça Sávio Bittencourt, o Promotor de Justiça Rodrigo Medina, o Deputado Comte Bittencourt – presidente da Frente Parlamentar da Adoção na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Bárbara Toledo - fundadora do Quintal de Ana e Geovana Silva, Assistente Social Coordenadora da Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

            Nos dias 27 e 28 de setembro, em Uberlândia – MG, a comitiva se reuniu com representantes da Missão Sal da Terra; com o Dr José Roberto Poiani, juiz da Vara da Infância e da Juventude; Inês e Sanmia, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberlândia; Adriano Zago, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores; representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB e da Pontes de Amor. Ainda em Uberlândia visitaram instituições de acolhimento, se reuniram com a equipe de acolhimento familiar, conheceram o Centro Comunitário Sal da Terra no Shopping Park, que atende mais de 500 crianças no contra turno escolar, onde puderam conhecer também ações de prevenção à vulnerabilidade infantil e rompimento de vínculos.

         No dia 29 de setembro a reunião aconteceu no Ministério de Direitos Humanos com a Diretora de Programas de Cidadania da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Fabiana Gadelha; o Juiz Assistente da Presidência do Supremo Tribunal de Justiça (Ministra Carmen Lúcia), Dr. Alexandre Takashima, Anthony Ritchie, Thomas Ritchie e Laura Collins da Fundação Fox River e America's Kids Belong; Sara Vargas, presidente da ANGAAD - Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção; Rodrigo Rangel e Pereira, presidente da Pontes de Amor e representante do World Without Orphans no Brasil; Soraya Pereira, Penha Oliveira e Juliana do Aconchego-DF. Na pauta a importância de parcerias reais entre o Governo, Igreja e OSCs e o Segundo Setor para a promoção de reais impactos sociais. A infância foi colocada como o investimento que produz mais resultados. O MDH e STJ apontaram o Acolhimento Familiar como pauta prioritária para a infância, assim como a atualização e cruzamento de dados dos Cadastros Nacionais de Adoção, Acolhidos e de Instituições de Acolhimento. O dia fechou com um café delicioso com o Aconchego, aprendendo sobre suas ações em prol da Convivência Familiar e Comunitária.

       O espaço para cooperação está aberto e o próximo passo é a construção de um Plano de Ação para esta parceria internacional.

       Agradecemos os nossos amigos Norte Americanos por esta agenda intensa, cumprida com tanto amor e compromisso. O Brasil está à disposição para cooperar com outros países e receber ajuda externa para que nossas crianças possam viver em família.

SEJA PONTE DE AMOR E FAÇA A DIFERENÇA!

O POLEN: AO COMPRAR, ESCOLHA AJUDAR

Agora você pode ser Ponte de Amor e contribuir para nossa causa sem gastar nada a mais! Fizemos uma parceria com O Polen, plataforma virtual que oferece a você a oportunidade de fazer doações sem gastar nada a mais por isso.

Como funciona?

      Ao fazer compras online O Polen transforma a comissão de venda das lojas em doação para a Pontes de Amor. Você NÃO PAGA NENHUMA TAXA EXTRA POR ISSO! Além da compra estar em sigilo e segurança.

Como ajudar?

      É simples! Baixe o aplicativo no navegador Chrome do seu computador e toda vez que fizer uma compra, ESCOLHA AJUDAR. É rápido, simples e seguro instalar: (vídeo de orientação e explicação) http://opolen.com.br/pontes-de-amor/

Rua Roosevelt de Oliveira, 611 - Centro, Uberlândia - MG, Brasil
(34) 3235-5615

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)Compartilhar no Pinterest

Confira o meu site!