boletim subalterno

Inscrição pré-islâmica sobre trabalhador é encontrada na Arábia Saudita

Arqueólogos descobriram uma longa inscrição no sítio arqueológico de Al Ukhdud, localizado na região de Najrã (Arábia Saudita). A inscrição em Musnad, escrita pré-islâmica do sul da Arábia, refere-se a Wahib Eil bin Magan, um carregador de água que vivia no local. Com cerca de dois metros e meio de comprimento, a inscrição é uma das mais longas já descoberta na região até o momento. Outros artefatos, incluindo três anéis de ouro, uma cabeça de touro em bronze, além de jarros e um pote de cerâmica, também foram descobertos. A cerâmica encontrada no local foi datada do terceiro século a.C. A comissão de patrimônio histórico do país afirmou que a descoberta desses artefatos pré-islâmicos “lançam uma luz única sobre a cultura antiga” do sul da Arábia Saudita. Para saber mais sobre o assunto, leia a matéria A Rare Inscription in an Ancient Arabian Script Was Uncovered by Archaeologists in Saudi Arabia, de Francesca Aton.

Jogo online tem como protagonista um liberto pobre da Roma antiga

Os estudantes Giulliano Biancchi Araujo, Lucas de Oliveira Gonzaga Teixeira e Rafael Brunatto Ferraz idealizaram um jogo online em que o protagonista é um jovem recém liberto da Roma antiga. A ideia é fruto das discussões sobre humor e pobreza no Satyricon de Petrônio, realizadas em uma disciplina do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História Antiga e Medieval ministrada por Renata Senna Garraffoni (UFPR) no segundo semestre de 2022. O jogo (em fase de construção) pode ser uma ferramenta importante para o ensino da História Antiga a partir de baixo, pois tendo um subalterno e não um guerreiro conquistador como protagonista, problematiza a hipermasculinidade presente nos games em geral e oferece uma visão crítica sobre a Antiguidade Romana. Para acessar o trabalho teórico dos criadores do game, basta clicar neste link. Assista o vídeo demonstrativo do jogo neste link. Para mais informações, basta clicar neste outro link.

GSPPA realiza seleção de alunos e alunas para iniciação científica

O grupo de pesquisa Grupos Subalternos e Práticas Populares na Antiguidade (GSPPA) abriu inscrições para seleção de graduandos e graduandas interessados em desenvolver projetos de iniciação científica sob orientação do prof. Julio Cesar Magalhães de Oliveira (DH/FFLCH/USP) nas áreas de interesse do GSPPA. Para se inscrever, é preciso ter cursado as disciplinas História Antiga I e II da graduação em História da Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes também precisam apresentar Histórico Escolar atualizado, CV Lattes e carta de motivação explicando a vinculação de seus interesses a pelo menos uma das linhas de pesquisa do grupo. As inscrições devem ser feitas até quarta-feira, 15 de março, pelo e-mail subalternos@usp.br

Eventos

Economia Moral nas sociedades antigas

Nos dias 14 e 15 de março, acontece o evento Moral Economy in Ancient Societies, organizado pelo Laboratório de Estudos Medievais e pelo grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade (GSPPA). A partir do artigo de E.P. Thompson, The moral economy of the English crowd in the eighteenth century, publicado em 1971, os participantes buscam discutir as possibilidades e os limites da noção de economia moral no estudo das sociedades anteriores ao que se convencionou chamar de processo de modernização. Outro objetivo desse evento é pensar formas alternativas de conhecimento econômico desenvolvidas por grupos subalternos. Estarão reunidos nesse colóquio especialistas de sociedades antigas da África, Europa e Américas a fim de estudar comparativamente como essas sociedades lidavam, mesmo do ponto de vista simbólico, com os dilemas da produção e reprodução da vida material em tempos de escassez. O evento (presencial) será em inglês e ocorrerá na FFLCH-USP e no Inova.USP. As inscrições devem ser feitas através do e-mail: moraleconomy2023@gmail.com

Desigualdades nos Estudos Clássicos

Na sexta-feira, 24 de março, acontece a conferência (online) Res Difficiles. Organizado por Hannah Čulík-Baird e Joseph Romero, o evento tem como objetivo abordar a desigualdade nos Estudos Clássicos. Veja a seguir algumas das palestras destacadas pelo GSPPA. The Dangers of Reception: Harmful Uses of Classical Art for the Oppression and Othering of Indigenous Americans — Why it Matters, de Tara Wells; Black Carthage: Rethinking Perceptions and Presentations of Race in the Punic City, de Lylaah Bhalerao; Comparative Slaveries in Ancient and Modern Contexts, de Javal Coleman e Race, Slavery, and Tyranny in Plato’s Republic, de Jackie Murray. O evento será transmitido via Zoom. Para acessar a programação completa clique aqui.

Dicas de leitura

Jesus, a Life in Class Conflict (Zero Books, 2023), de James Crossley e Robert J. Myles, aborda a vida e o contexto histórico de Jesus. Os autores situam o movimento religioso de Jesus nos conflitos sociais, econômicos e culturais da Palestina do século I, buscando compreender como as ideias desse líder religioso representava os valores de trabalhadores rurais comuns da época.

Roman and Late Antique wine production in the Eastern Mediterranean (Archaeopress, 2020), de Emlyn Dodd, aborda as técnicas e os processos de produção de vinho em três sítios arqueológicos do Mediterrâneo Oriental: Antioquia e Cragum na Turquia e Dellos na Grécia. Apresentando uma análise detalhada sobre o tema, o estudo ilumina muitas lacunas sobre as dinâmicas agrícolas no período, construindo algumas bases para futuras abordagens, por exemplo, sobre as experiências dos trabalhadores envolvidos nelas.

Para mais dicas de leitura, acesse nosso blog neste link.

O Boletim Subalterno é uma newsletter criada e editada pelo grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade. Conheça nosso blog em www.subalternosblog.com e acompanhe nossas redes sociais:

Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no YouTube
Seguir no X (Twitter)

Boletim Subalterno; terça-feira, 7 de março de 2023; ano 2; nº 17; escrito por Giovan do Nascimento e Marcio Monteneri.

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)

Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais