#002 Newsletter Vendas Club

05/04/2021

tempo de leitura: 7 minutos

Seja bem vindx a mais uma Newsletter do Vendas Club desta semana.

Comece sua semana com conteúdo de altíssimo nível, afiando seu machado para você vender mais e melhorar os seus resultados.

Se gostar desse conteúdo, compartilhe com pessoas que podem aproveitar esse conteúdo 

#Meme: Quem não gosta de uma memezinho pra começar a semana rindo?

#Resumo da Semana: tudo o que rolou na sala Vendas S/A do Clubhouse

Essa semana foi curta, mas com muito conteúdo em nossa sala Vendas S/A do Clubhouse! 

Apesar do feriado impedir o dia do Pitch, aprendemos a criar um roteiro matador em 5 passos:

🚀 Estruture: Utilize ferramentas de Storytelling para criar um Pitch matador.

🚀 Repita: o pitch deve ser treinado e repetido até parecer natural.

🚀 Adapte: saiba adaptar sua abordagem para o interlocutor.

🚀 Simplifique: Não fale tudo de sua solução, saiba simplificar para chamar a atenção de seu cliente em pouco tempo e agendar uma reunião

🚀 Emocione: um pitch sem emoção não conecta pessoas e a essência de vendas é a conexão!

 

Outro insight fantástico foi relacionado à prospecção, que apesar de estar mais complexa por conta do cenário de lockdown e pandemia, mas mantém a essência de encontrar um potencial cliente no meio de tantos leads continua. A tecnologia pode ajudar com algumas ferramentas digitais como o Snov.io, que é uma plataforma de CRM de Vendas, mas quem busca a mais completa e melhor ferramenta de prospecção para o B2B, continua sendo o Linkedin.

 

Ainda falando de pandemia, recentes estudos do Google, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram radicalmente e os vendedores precisam se adaptar às estratégias digitais para manter relevância. Saber vender por WhatsApp, oferecer entregas e entender rotina digitais são alguns exemplos da novas necessidades de vendedores.

 

Qual dessas dicas você mais gostou??

#Bomba da Semana: a notícia mais quente da semana!

Após ter sido barrado em 2021, agora o Banco Central autorizou transferências bancárias pelo aplicativo WhatsApp.

O App conta com 120 milhões de usuários no Brasil, e 45 milhões de desbancarizados, ou seja, pessoas que não possuem uma conta corrente ou relacionamento com bancos.

 

Quando você imaginou que o WhatsApp seria um concorrente do Itaú?

 

A concorrência de seu negócio, as vezes não é tão óbvia, portanto estar atento aos movimentos do mercado e das tecnologias, passou a ser algo essencial nos dias atuais.

Todo e qualquer negócio que queira se diferenciar, deve adotar rapidamente essas  novidades do mercado, implementar esse novo meio de pagamento e divulgar aos seus clientes.

 

Sua venda acontece em todos os pontos de contato com os seus clientes.

Você está preparado para as rápidas mudanças que estão acontecendo?

#Artigo: os artigos mais recentes e inovadores sobre Vendas.

Quando os CEOs fazem a visita de vendas

Por Noel Capon e Christoph Senn

 

É uma boa ideia altos executivos visitarem clientes estratégicos?

DEPENDE!!!!

De acordo com recente artigo publicado na HBR-BR, visitas de gestores sênior podem ser fantásticas ou catastróficas, tudo depende da estratégia adotada.

 

Para estudar mais de perto a influência dos CEOs e outros líderes nas vendas conversaram com os principais executivos de empresas B2, e após 515 entrevistas identificaram cinco funções distintas exercidas pelos executivos seniores na relação com clientes estratégicos:

- Distante: 28% do total do estudo, esse perfil de executivo acredita que “não é problema meu” ou “É para isso que serve a força de vendas”. 

- Imprevisível: perfil presente em 21 % da pesquisa, um líder assim geralmente se reúne com os principais clientes sem solicitar informações ou o histórico de seus gestores de contas, que talvez nem saibam que a reunião vai acontecer.

- Visitante: 19% do estudo, procuram construir relacionamentos pessoais com o cliente, em vez de gerar receita de forma direta.

- Negociado: focam mais na receita do que na construção de relacionamentos. No estudo, 18% dos executivos se enquadraram nesse grupo.

- Promotor de crescimento: este é o perfil de comportamento mais produtivo em relação ao cliente. Os líderes desse grupo têm hiperfoco em relacionamentos e geração de receita e, à medida que desbloqueiam oportunidades de crescimento, servem como modelo para outras pessoas na empresa. Infelizmente, esse perfil representa a menor parcela de executivos — apenas 14% segundo estudo.

 

Para serem promotores de crescimento eficazes, os executivos dos fornecedores devem se envolver diretamente com os clientes estratégicos para além das demandas do trabalho diário e entender a perspectiva do cliente, podendo até participar de reuniões estratégicas do cliente.

Os promotores de crescimento apoiam processos que visam melhorar o desempenho dos negócios, como o uso de métricas de lucratividade do cliente e de melhores práticas. Acima de tudo, eles preparam o caminho para a mudança cultural: outros passam a seguir o modelo de promotor de crescimento, muitas vezes tornando-se eles mesmos mais centrados no cliente.

E aí, você é ou tem um executivo promotor de crescimento em sua organização?

Link para o artigo completo (em português), clique aqui.

#Dica do que ler: toda semana a dica de uma leitura para você aperfeiçoar os seus skills em Vendas e Negociação.

Para quem não relacionou o livro e nem o nome, Voss foi negociador do FBI por mais de duas décadas, tendo em mãos a difícil tarefa de resolver conflitos no mundo todo, desde sequestros a atentados terroristas. 

 

Nesse livro, ele passa alguns dos casos mais difíceis da vida dele e como aplicar a Empatia Tática. Baita livro sobre o que é aplicar a vida as vendas e a negociações complexas.

#Dica do que ver: toda semana a dica de um filme, série ou vídeo, também sobre o tema que mais amamos 

Como sabemos, a vida não é simples. E muitas pessoas seguem para a área comercial por necessidade. Não são poucos os casos de quem aprende sua vocação em vendas depois que entra por obrigação.

 

Por isso que a recomendação de série (e que série) é Shameless, ou “Os Sem Vergonha” na tradução literal. Na sua décima primeira e última temporada, conta a história de uma família de Chicago de um pai viciado (e divertidíssimo, interpretado por William H. Macy) e seus seis filhos vivendo em uma casa em uma região pouco desenvolvida, alvo da especulação imobiliária, do crime organizado, etc.

Os filhos dão uma lição de sobrevivência do modo mais “se virando nos 30”, mas negociando tudo: da água quente até as horas de trabalho da irmã mais velha são todas negociadas. 

 

A cena emblemática é do começo da série, quando a filha mais velha fala aos outros demais que precisa fazer uma vaquinha para pagar uma conta para manter a casa funcionando.

Essa cena é o vínculo e homenagem a quem tá no trampo já há tanto tempo e entrou para pagar as contas, vendendo como se a vida dependesse disso, porque de fato depende.

Chegamos ao fim da nossa Newsletter da semana!!!

E aí, gostou? Compartilhe com os amigos, com sua equipe, seu chefe e nos deixe saber.

Não achou tão bom? Duvido ahahahah, mas se for real nos dê seu feedback, que ficaremos super felizes em evoluir e te entregar um conteúdo cada vez melhor, combinado?

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)Compartilhar no Pinterest

Ir para o site do Vendas Club  
Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais