Recomendações em grupos específicos
👧👦 Nas crianças e adolescentes (5-17 anos):
- Em crianças e adolescentes, a atividade física melhora a aptidão física (aptidão cardiorrespiratória e muscular), a saúde cardiometabólica (pressão arterial, colesterol, glicose e resistência à insulina), a saúde óssea, a cognição (desempenho académico e funções executivas), a saúde mental (redução dos sintomas de depressão) e redução da gordura corporal;
- As crianças e adolescentes devem realizar pelo menos uma média de 60 minutos por dia, de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, maioritariamente aeróbia.
- Atividades de fortalecimento muscular e ósseo devem ser incorporadas em pelo menos 3 dias por semana.
- Crianças e adolescentes devem limitar o tempo em comportamento sedentário, particularmente a quantidade de atividades recreativas em frente aos ecrãs.
👩👨 Adultos (18- 64 anos):
- Nos adultos, a atividade física reduz a mortalidade por todas as causas; reduz doenças cardiovasculares, reduz a incidência de hipertensão arterial, de alguns tipos de cancros e da diabetes tipo 2; melhora a saúde mental (reduz os sintomas de ansiedade e depressão), o funcionamento cognitivo e o sono. A gordura corporal também pode diminuir.
- Todos os adultos devem realizar atividade física regular;
- Os adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada por semana; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa por semana; ou uma combinação equivalente de atividade física de intensidade moderada e vigorosa, ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde;
- Os adultos devem também realizar atividades de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou superior, que envolvam os principais grupos musculares, pelo menos dois dias por semana, pois estes proporcionam benefícios adicionais à saúde.
👵👴 Idosos (65 anos ou mais):
- Nos idosos, a atividade física reduz a mortalidade por todas as causas; reduz doenças cardiovasculares, reduz a incidência de hipertensão arterial, de alguns tipos de cancros e da diabetes tipo 2; melhora a saúde mental (reduz os sintomas de ansiedade e depressão), a saúde cognitiva e o sono. A gordura corporal também pode diminuir. Nos idosos, a atividade física ajuda a prevenir quedas e lesões relacionadas, bem como previne o declínio da saúde óssea e da capacidade funcional.
- Todos os idosos devem realizar atividade física regular.
- Os idosos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada por semana; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa por semana; ou uma combinação equivalente de atividade física de intensidade moderada e vigorosa, ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.
- Os idosos devem também realizar atividades de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou superior, que envolvam os principais grupos musculares, pelo menos dois dias por semana, pois estes proporcionam benefícios adicionais à saúde.