Retorno ao ser original
Através de uma compreensão ativa
O teósofo George Arundale, Presidente Internacional da Sociedade Teosófica entre 1934 e 1945, afirmou um dia: “Serviço no mundo físico é Ação, no mundo emocional é Simpatia e no mundo Mental é Compreensão”. Ora o que entendemos nós por Compreensão, quando vista de um ponto de vista espiritual?
A Compreensão é algo que ocorre na Mente quando está iluminada por Buddhi. A Luz de Buddhi faz surgir na Mente a Compreensão, como um vislumbre súbito, mas certeiro, daquilo que é a Verdade. Um conhecimento que de repente surge e é indubitável, uma clareza de visão que modifica de facto as nossas vidas, uma vez que é tão clara e indesmentível, que provoca uma transformação em quem a experimenta.
Escolhemos o termo Compreensão Ativa, precisamente porque esta transformação interna tem sempre, como consequência, uma nova forma de Ação Correta. Compreensão Ativa, então, é aquilo que ocorre a uma Mente, quando o vislumbre de uma Verdade indubitável transforma de tal modo a mundivisão de quem o experienciou, que essa pessoa tem, forçosamente, que pôr em prática esse comportamento ou visão. Uma Mente que Compreende, Atua.
Uma Compreensão Ativa demonstra, na prática, a Unidade da Vida e a necessidade de prestarmos um SERVIÇO a essa mesma Vida, através das suas várias formas e expressões. Então, essa Compreensão Ativa transforma-se em Serviço Fraterno, em Simpatia e Aceitação, em Acolhimento. E a ação que provém de uma tal forma de Compreensão, deixa de ser reação automática e passa a ser Ação no verdadeiro sentido da palavra. Daí a expressão Compreensão Ativa.
Uma segunda questão seria, então, como podemos potenciar o surgimento em nós desse tipo de Compreensão? Todas as Tradições ensinam formas de despertar a nossa consciência e melhorar a nossa prática diária, para que a Intuição possa florescer e a Luz de Buddhi possa inundar a Mente. Por vezes, chegamos à conclusão de que nem são necessárias práticas muito complexas, bastando um silêncio contemplativo e uma abertura à própria Vida, para que a Mente se aquiete e respire o ar rarefeito da Inspiração Búdica.
Hoje em dia, todos somos testemunhas da forma como esta civilização se tem deteriorado, dos riscos imensos que daí decorrem para a humanidade e para todos os seres que habitam a terra, assim como para o próprio planeta. Vivemos num ponto de viragem da história. Mais ainda do que na época em que Arundale viveu, temos a oportunidade de ver em direto muito do que se está a desenvolver por toda a terra, em todos os quadrantes da vida civilizacional. Muitos dos problemas que atualmente afetam a terra e todos os seres que nela habitam, têm a ver com a grande ignorância espiritual da nossa verdadeira natureza. Uma tal ignorância só pode ser colmatada e, finalmente, ultrapassada, através de um processo de autoconhecimento. Processo que é fundamental para uma Compreensão Ativa.
A Compreensão Ativa não é algo de estático, mas vai crescendo em cada um e desenvolvendo-se de forma a guiar as nossas decisões e atitudes. Uma Fraternidade inclusiva e esclarecida é o primeiro passo para que possamos realizar, como dizia George Arundale, uma ação no plano físico, uma Simpatia no mundo emocional e uma Compreensão Ativa no mundo mental que constituirão a melhor forma de SERVIÇO a todos os Seres.
Isabel Nobre Santos
Contributo da STP para a Festa da Humanidade de 2023