boletim subalterno

Rituais funerários refletem desigualdades sociais na Antiguidade Romana

Em artigo recente, publicado na revista científica PLOS ONE, Salazar-García, Colominas e Jordana investigam uma sepultura coletiva destinada ao enterro de escravos e pessoas livres de baixa renda. A estrutura funerária, contendo restos mortais de 66 indivíduos, é parte de uma necrópole romana descoberta na década de 1950 no centro de Barcelona. Estima-se que o cemitério em questão tenha funcionado entre o século II d.C. e o III d.C. Na época, pessoas de origem humilde pagavam uma taxa mensal durante suas vidas a fim de garantir enterros decentes, mas nem todos podiam celebrar o falecido como ditava a tradição romana. Para um membro da elite como Cícero, por exemplo, uma tumba só era considerada como tal após o sacrifício de um porco – um animal caro e nem sempre acessível aos escravos ou a gente comum. Dentro da necrópole, entretanto, alguns ossos de animais foram encontrados, o que sugere que grupos subalternos realizavam à sua maneira ritos funerários como banquetes e oferendas. Os mais pobres e escravizados, conforme indica a análise dos ossos dos animais, usavam carnes mais baratas para reduzir os custos dos rituais funerários. Restos de bois, cabras, frangos, lebres, e de outros animais foram detectados. Os autores desse estudo explicam que “a idade, sexo, oferendas e dieta dos indivíduos enterrados apresentam algumas diferenças… sugerindo que as desigualdades presentes na vida também podem ter persistido nos rituais funerários… nem todos podiam dar-se ao luxo de fazer oferendas suntuosas”. Os mais pobres, como explicam os autores, “não comiam como os ricos... mesmo na morte”. Para saber mais sobre o assunto leia a reportagem A Roman funerary banquet: pigs for the rich, chicken for the poor… and oats for the women, de Vicente G. Olaya.

Newsletter Ágora reúne matérias, entrevistas, eventos e palavras cruzadas sobre o mundo antigo

A newsletter Ágora, criada e editada pela Lytham St Annes Classical Association (LSA CA), reúne artigos sobre o mundo antigo, entrevistas com palestrantes convidados, palavras cruzadas e eventos realizados pelo grupo, como o clube de leitura virtual e gratuito destinado à discussão de livros de ficção e não-ficção que exploram eventos e histórias do passado antigo. A newsletter é publicada semestralmente e as oito edições já realizadas encontram-se disponíveis on-line. A seguir, destacamos algumas matérias que podem interessar à História Antiga a partir de baixo. Na última edição, publicada neste semestre, o artigo Knossos: the lost women resume a palestra de Janina Ramirez concedida à LSA CA sobre o papel das mulheres na antiga Creta. Na edição do primeiro semestre de 2022, a reportagem Pompeii: a social stratification, de Esmé Goodson, aborda a hierarquia social de Pompeia no século I d.C. a partir de uma análise dos diferentes usos que as elites e as pessoas comuns faziam de seus espaços domésticos. E, ainda, na terceira edição Dan Hubbard problematiza os limites da democracia em Roma durante o período republicano em matéria intitulada How Democratic was the Roman Republic? Para receber a newsletter Ágora e saber mais sobre as atividades do LSA CA acesse este link.

Artigo Racing the Classics: Ethos and Praxis, de Sasha-Mae Eccleston e Dan-El Padilla Peralta em livre acesso

O artigo Racing the Classics: Ethos and Praxis, publicado na última edição do American Journal of Philology, de Sasha-Mae Eccleston e Dan-El Padilla Peralta, está disponível gratuitamente na base de dados do Project Muse. Em 2017, Eccleston e Peralta organizaram o evento Racing the Classics, uma série de conferências internacionais cujo principal objetivo era desafiar pressupostos fundamentais sobre raça e produção de conhecimento no campo dos Estudos Clássicos. O evento reuniu estudiosos da antiga cultura grega e romana que abordavam diretamente questões como raça e etnia em suas pesquisas, a fim de combater pretensões perigosamente universalizantes da “Civilização Ocidental” e outras ideologias supremacistas brancas que inundam a academia. No evento subsequente, ocorrido em maio de 2019, os participantes foram encorajados a se afastar ainda mais dos hábitos e roteiros normativos que circunscrevem o que se deve reunir para fazer esse tipo de trabalho. No artigo recentemente publicado, Eccleston e Peralta fazem considerações sobre a origem e o progresso dessa série de conferências e oferecem sugestões práticas para que possamos superar metas meramente abstratas de inclusão e equidade e, assim, iniciarmos o árduo trabalho de mudanças estruturais e institucionais mais concretas no âmbito dos Estudos Clássicos.

Eventos

XI Encontro Nacional de História Antiga

De 28 de novembro a 1º de dezembro, acontece o XI Encontro Nacional de História Antiga: Os Mundos Antigos e o Brasil Contemporâneo. O evento, organizado pelo GT de História Antiga - ANPUH, ocorrerá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação conta com minicursos, simpósios temáticos e mesas-redondas. A seguir, confira algumas das atividades destacadas pelo grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade (GSPPA). No dia 28 de novembro, das 19h30 às 22h, acontece a conferência de abertura História Grega, História das Mulheres e Relações de Gênero, com Marta Mega de Andrade (UFRJ). No dia 30 de novembro, no mesmo horário, ocorre a mesa-redonda Desembranquecendo as Antiguidades com Juliana Machado (UFSC), Gilberto Francisco (UNIFESP) e Marcia Vasques (UFRN). Para mais informações, basta clicar neste link.

III Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo

Entre os dias 6 e 10 de março de 2023 o Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) sediará o III Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo, Arquivos e Coleções na Antiguidade Oriental: História e Possibilidades Teórico-Metodológicas. As inscrições para ouvintes, comunicações e apresentação de pôsteres serão abertas no dia 1º de outubro de 2022. Em breve, mais informações serão divulgadas pelo Laboratório do Antigo Oriente-Próximo (LAOP) da USP. Fique atento às redes sociais - Facebook e Instagram - do LAOP.

Dicas de leitura

Class and Power in Roman Palestine: The Socioeconomic Setting of Judaism and Christian Origins (Cambridge University Press, 2019. p. 353), de Anthony Keddie, aborda as desigualdades sociais que caracterizaram o início da dominação da Palestina pelos romanos (63 a.C.-70 d.C.).

The Bearers of Business Letters in Roman Egypt (Peeters, 2022, p. 64, em acesso aberto), de Paul Shubert, trata dos portadores de cartas no Egito Romano do século I ao III, resgatando algumas experiências das pessoas comuns que possibilitaram a comunicação em longas distâncias no período.

Para mais dicas de leitura, acesse nosso blog neste link.

O Boletim Subalterno é uma newsletter criada e editada pelo grupo de pesquisa Subalternos e Populares na Antiguidade. Conheça nosso blog em www.subalternosblog.com e acompanhe nossas redes sociais:

Siga no Facebook
Siga no Instagram
Siga no YouTube
Seguir no X (Twitter)

Boletim Subalterno; terça-feira, 20 de setembro de 2022; ano 1; nº 6; escrito por Giovan do Nascimento, Julio Cesar Magalhães de Oliveira e Marcio Monteneri.

Compartilhar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no X (Twitter)

Este email foi criado com Wix.‌ Saiba mais