O Caminho do Artista Peregrino

Yin-Yang

 

No fim do ano, eu e meu esposo, passamos em um intenso retiro com o professor americano David Deida na Florida. Deida da uma visão bem 'didatica' da realidade do universo, refletida em nossa vida humana, que me deu vários insights. Ele baseia seus conceitos nas polaridades do Feminino e Masculino e como nós vivemos essas duas polaridades em nossa vida de forma equilibrada ou não. Basicamente nosso universo, ou a forma que percebemos a realidade é de forma dualista, ou seja, eu me percebo pois existe o outro, eu percebo o dia pois a noite existe, percebo o prazer, pois o sofrimento existe e assim por diante. Não percebemos mais nada, se não for de forma comparativa, é como você que precisa de um lugar no alto para enxergar o vale abaixo, você precisa do ponto de referência oposta para enxergar.

 

Quando se fala de 'Deus', fala-se da união da dualidade, o qual sua real percepção, é imperceptivel por nós. A união do masculino e feminino, seria a experiência (porém insustentável) do Divino, ou da unidade, em nossa realidade. Ao treinar a percepção da dualidade através da convivência com um parceiro, podemos ter esse vislumbre de união, honrando (e não negando) a simples e natural realidade dual onde nossa existência se manifesta e é capaz de dançar e de amar. 

 

Não somos só femininos ou só masculinos, somos um perfeito yin-yang, essência inseparável. Compreende-la de forma 'separada', identificando qual é a energia masculina que te move, ou a feminina que te guia, é compreender o desejo de união que a alma anseia e que procuramos cegamente no outro, como forma de 'completude' ou preenchimento, sendo que ambos aspectos estão na nossa essência. Se soubermos identifica-las, saberemos viver seu melhor potencial internamente e saberemos oferecer externamente, alegrando a essência real de nossos parceiros também. Mas só quando você se olhar, profundamente, apesar das marcas, das dores e dos conceitos, quando você se por sobre seus próprios pés e poder oferecer sua realidade e não uma ilusão, para novas parceirias. Ofereça-se como uma parte inteira, não procure alguém que te complete, isso é tudo.

 

Voltamos inspirados desse retiro e Ahanti e eu estaremos oferecendo um intenso

Retiro de 4 dias no carnaval sobre esse tema. Se você tem interesse, acesse aqui ou acesse o link abaixo.

 

 

Falando em retiro, em janeiro ofereci uma semana de pintura no mais novo Centro de Arte YabYum. Tivemos curso de Yantras, Thangka de Buda Sakyamuni e Soul Map, você pode ver as fotos aqui. Nesse semestre não teremos muito movimento, pois estarei focada em deixar o studio mais receptivel e porque quero me dedicar a pintar! Mas estarei sempre mandando notícias.

Mas, para estudantes dedicados, estarei acompanhando os alunos de Thangka Online - a melhor maneira de seguir estudando Thangka, pois lhe dá todas as instruções necessárias para praticar com tempo que se necessita e em casa, com a intenção de encontros para reforçar depois de treinar o básico, o qual é passado online. Se você deseja estudar dessa maneira e ainda não se inscreveu, saiba + aqui do Thangka Online.

 

 

Aguardo você! Coração amoroso, espírito selvagem e olhar artístico, o caminho esta aberto! 

 

Uma chuva dourada de inspiração! 
Tiffani Gyatso 

*Coluna de Tiffani Gyatso na Revista Mandala

 

Mandalas, Yantras, Mantras e Tantra, o que significa tudo isso?

 

Muitas tradições, desde a China, Tibete (budismo), Índia (hindus), Inglaterra (celtas), Peru (Incas) e muitas outras, usaram a ideia do círculo para representar um universo – o universo do cosmo ou um universo especifico da própria psique ou a abordagem de uma verdade. 

Vamos abordar o significado hoje, dentro do hinduísmo, do mandala (em sânscrito traduz-se como ‘círculo’). Ele foi criado para representar energias especificas no universo, personificadas como deuses e deusas, que também podem ser revelados para nós internamente (micro) ou externamente (macro). Usado como um “mapa” com o propósito de alcançar total liberação do ciclo de sofrimento (Nirvana) causado pelo nossos apegos (da própria identidade), desejos e, especialmente, pela ignorância (visão obscurecida).

(...)

 
... continue lendo

Retiro de Carnaval 

Alinhando a energia sexual para uma vida mais criativa e significativa.

 

A energia sexual é uma energia de vida, de movimentação e a base de uma conduta criativa e cria-ativa na sua vida. Nesse retiro, iremos receber o mesmo número de homens e mulheres e faremos atividades de polaridade para cada um descobrir seu potencial e aprenderemos a conduzir a energia desperta para a conexão com seu propósito mais elevado. *Não é um grupo de tantra e não envolve nudez ou intimidade física.

 

Meditação, arte, catarse e silêncio.

Baseado no conceito de: David Deida e

meditações do Osho, entre outras.  

 

De 24 a 28 de Fevereiro

Com Tiffani e Ahanti

No Retiro Tao Tien, Extrema (120km de SP)

Inscrições: ahanti@mac.com

 
Descrição do Retiro

Art Studio YabYum
O Retiro das Artes, é um espaço construido dedicado a realizar retiros intensivos de arte que promovem a expansão da consciência e do estudo do ser profundo através de todas as artes: pintura, dança, performance, meditação e outras manifestações inspiradoras sem nomes ainda.

 

Em especial será o primeiro centro de Artes especializado em promover a Arte Sacra do Budismo Tibetano: Thangka, ao qual Tiffani especializou-se na India. Seu plano é oferecer esse espaço também para seus mestres poderem passar seus ensinamentos.

 

Yab-Yum quer dizer em tibetano mãe-pai, ou feminino e masculino - a união dos opostos. Em atrito se provoca a faísca da criatividade. Da união dos opostos se cria - é a união do espirito e da matéria. É o filho na terra da união entre o homem e o divino. O dissolver da dualidade representada em uma obra. 

Através de suas próprias experiências e encontros com mestres de varias tradições artísticas e religiosas e seus estudos na India sobre Arte Tibetana, sua pratica de meditações alternativas e pinturas intuitivas, Tiffani Gyatso desenvolveu um principio que ela chamou de “Caminho do Artista Peregrino”. Um estudo de muitas tradições artísticas que focam na evolução da consciência. 

Receba Newsletter sobre workshops de arte, retiros, Art Trips e inspirações artísticas todo mês!
Inscreva-se

Tiffani Gyatso é uma artista brasileira especializada em Thangka: ícones do budismo tibetano. Ela também faz sua própria pintura contemporânea em base do processo intuitivo e contemplativo.

Realiza workshops no Brasil e outros países, assim como art coaching (presencial e online). Eventualmente guia grupos de estudo artistico para India e Nepal.

Vende seu trabalho em exposições e por encomendas.

 

Tiffani Gyatso is a Brazilian artist, specialised in Thangka Painting (Tibetan Buddhist Art) at the Norbulingka Institute, in India. She also develops her own contemporary art based on the intuitive and contemplative process.

She offers workshops, talks and art retreats in Brazil and eventually in other countries, as well as Art Coaching (presencial and Online). Eventually she guides Art Tours to India and Nepal.She sells her works in exhibitions and by commissions. 

Tiffani Gyatso - Brasil

Share on social

Share on FacebookShare on X (Twitter)Share on Pinterest

Check out my website  
This email was created with Wix.‌ Discover More