IRAC-BR reúne-se com o MAPA para definir atualização das bulas de inseticidas

 

O Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC-BR) reuniu-se com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), no dia 19 de janeiro, em Brasília (DF), para discutir a atualização dos dizeres de manejo de resistência nas bulas dos inseticidas.

 

Estiveram presentes na reunião o gerente de Educação e Treinamento da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) que também é membro do IRAC-BR, Fábio Kági, o presidente do IRAC-BR, Fábio Maximiano de Andrade Silva, e o coordenador geral de Agrotóxicos e Afins do MAPA, Júlio Sérgio Britto.

 

Ficou definido que o IRAC-BR desenvolverá, até março de 2016, uma minuta do documento que tomará as providências necessárias para a atualização nos dizeres das bulas de inseticidas.

 

IRAC-BR participará do XXVI Congresso de Entomologia

 

O Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC-BR) participará do XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia (XXVI CBE) com a apresentação de uma mesa-redonda com o tema: “A contribuição do IRAC-BR para o manejo da resistência a inseticidas e plantas Bt no Brasil”. A mesa redonda terá como moderador Celso Omoto da ESALQ/USP e que também é membro  do IRAC-BR.

 

A mesa redonda moderada pelo IRAC-BR contará com quatro palestras:

- “Situação atual da resistência de Spodoptera frugiperda e Helicoverpa armigera a inseticidas e plantas Bt” por Celso Omoto da ESALQ/USP;

- “Avanços nos estudos de monitoramento da resistência de Chrysodeixis includens, Bemisia tabaci e Euschistus heros a inseticidas” por Marcelo Poletti da Promip; 

- “Monitoramento da resistência de Tetranychus urticae a acaricidas por Mário E. Sato do Instituto Biológico;

- Recomendações de Manejo de Resistência para Soja, Milho e Algodão no Brasil – IRAC-BR” por Renato A. Carvalho do IRAC-BR.

 

O XXVI Congresso Brasileiro de Entomologia pela segunda vez será realizado em conjunto com o  IX Congresso Latino-americano de Entomologia (IX CLE), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), entre os dias 13 e 17 de março de 2016. Estes dois eventos são os principais fóruns de discussão sobre Entomologia em toda a América Latina, além de ser uma oportunidade para a convivência, discussões , troca de conhecimentos e de experiências entre todos os entomólogos da América Latina e de outras partes do mundo.

 

O Congresso de Entomologia é uma realização da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) e da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

 

As inscrições já estão abertas! Participe!

 

 

Artigo confirma primeiro caso de resistência da Tuta absoluta à diamida

 

O Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas dos EUA divulgou, em dezembro de 2015, um artigo sobre o primeiro caso confirmado de resistência da Tuta absoluta (mais conhecida no Brasil como Traça-do-tomateiro) ao inseticida do grupo das diamidas.

O monitoramento que ocorre desde 2009 com o inseticida diamida sobre a T. absoluta na Itália, Espanha e Grécia é apresentado no artigo. Em 2014, o resultado deste monitoramento revelou o primeiro caso confirmado de resistência da T. absoluta ao grupo das diamidas em todo o mundo.

 

O artigo apresenta como a dependência a um único modo de ação de inseticida pode levar a resistência em pouco tempo (5-6 anos), a partir da introdução comercial e destaca o benefício de aplicar estratégias de controle integrados, incluindo as melhores práticas do Manejo de Resistência de Inseticidas (MRI). Dentre os fatores que podem favorecer a resistência, a intensidade de uso é o principal parâmetro que tem influência primordial.

 

A T. absoluta é uma das pragas mais importantes da tomaticultura no Brasil. Suas lagartas afetam a produção por alimentarem-se do mesófilo foliar reduzindo a área fotossintética, broquear o ponteiro afetando o crescimento vertical, botões florais, flores e, principalmente, frutos.

 

Leia o artigo na íntegra e se informe!

 

Você sabe qual é a chave para o manejo da Lepidotera?

 

Confira o folheto do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC-BR) sobre modos de ação para Lepidotera e fique por dentro da classificação do modo de ação de inseticidas.

Acesse aqui!

Fábio Kági concede entrevista ao canal Terra Viva

 

O membro do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência a Inseticidas (IRAC-BR) e gerente de educação e treinamento da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), Fábio Kagi, concedeu entrevista ao programa Dia Dia Rural do canal Terra Viva, em dezembro de 2015. Os impactos econômicos na agricultura e a construção de uma proposta de manejo foram os destaques da entrevista.

 

Confira!

Conversa Franca: Os impactos da economia na agricultura

No Conversa Franca desta terça-feira, Otávio Ceschi Júnior conversa sobre os impactos econômicos na agricultura e a construção de uma proposta de manejo com o engenheiro agrônomo e gerente de educação e treinamento da ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegatal), Fábio Kagi. Confira!

Caixa Postal 168 CEP 13800-970 Mogi Mirim/SP irac@irac-br.org.br
irac@irac-br.org.br

Compartilhar

Compartilhar no Facebook

Confira o site do IRAC-BR!